Do Blog do Paulo Nailson
Faleceu na noite dessa sexta-feira, 15, por volta das 21 horas, Gilberto Biano, aos 81 anos, integrante da Banda de Pífanos de Caruaru (também conhecida por Banda de Pífanos Zabumba de Caruaru). Gilberto tocava Caixa (taró) e há alguns anos passou por procedimento cirúrgico no coração. Recentemente precisava fazer novos exames para possivelmente repetir o processo, porém, não resistiu.
Gilberto Clarim Biano, era casado e deixou 7 filhas, 14 netos e 7 bisnetos.
Era carinhosamente chamado de “Giba”, filho do Benedito Biano que com seu irmão Sebastião Biano fundaram a banda.
Gilberto era irmão de João Biano (toca zabumba) e o filho de João, Jadelson Biano, que já toca percussão provavelmente será o sucessor do mestre Giba.
Segundo relatou ao blog o João Biano, o corpo será velado no Cemitério Vale da Paz, São Paulo, neste sábado. “Estamos recebendo ligações de amigos de Portugal e de outros países já se solidarizando conosco nesta perda”, falou João.
Os Beatles de Caruaru
Embora tenha se estabelecido em Pernambuco, a Banda de Pífanos de Caruaru foi formada em 1924 no sertão de Alagoas, por Manuel Clarindo Biano e Benedito Clarindo Biano. Permanecem em São Paulo. A banda continua sendo um dos grupos instrumentais mais tradicionais do Brasil. Consta que tocaram até mesmo para o cangaceiro Lampião. Os integrantes mais novos são todos filhos e sobrinhos dos primeiros fundadores.
Nosso blog se solidariza com a dor da família e amigos.