23 de agosto de 2017 às 12h15min - Por Mário Flávio


Do G1 Caruaru

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (23) uma audiência pública para debater a implantação de um Parque Tecnológico em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores. A iniciativa foi a pedido do movimento Tapioca Valley e teve propositura do vereador Alberes Lopes (PRB).
De início, foi exposta a necessidade da implantação do parque para absorver a mão de obra qualificada, que hoje sobra no mercado de trabalho do Agreste. Devido a quantidade de alunos formados, muitos não conseguem espaço e, segundo um dos fundadores do Tapioca Valley, esse tipo de debate pode ajudar esses profissionais.
“Temos várias faculdades com cursos voltados para a área da tecnologia e informação, em um mercado que, diferente de outros, não sofre os impactos da crise. Para se ter uma ideia, existem mais de 500 mil vagas em aberto nesse setor em todo o Brasil, mas aqui em Caruaru é o contrário, o mercado não absorve esses jovens que se formam no setor”, disse Rafael Soares.
Ele lembrou ainda que uma pesquisa realizada recentemente indicou que mais de 60% dos profissionais formados em Caruaru estão indo atuar fora da cidade e isso causa impacto direto na economia. “Essa audiência vai debater a criação de políticas públicas para melhorar o setor aqui na nossa região”, destacou.
O vereador Alberes Lopes disse que um documento será formalizado para que ações sejam implementadas, com o intuito de melhorar a situação. “Estamos preocupados com esse nicho de mercado. Vários estudantes estão indo embora da cidade e a criação do Parque Tecnológico vai permitir a criação de emprego e renda para o município de Caruaru, tendo em vista que temos vários polos no país e Caruaru tem esse potencial”, garante.
O parlamentar informou ainda que a Câmara vai iniciar o debate para discutir a redução de impostos para as empresas de tecnologia que pretendem se instalar em Caruaru. “Isso é criar receita para fortalecer esse tipo de mercado e gerar emprego e renda para os estudantes na área da tecnologia”, finalizou.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro