Covid-19: entenda como será a vacinação dos idosos a partir dos 85 anos em Vitória de Santo Antão

Mário Flávio - 27.01.2021 às 07:19h

A vacinação contra a Covid-19 para os idosos a partir dos 85 anos residentes em Vitória de Santo Antão começa na quarta-feira (hoje, 27/01).

Essa nova fase de imunização tem início com a chegada de um lote com 1170 doses da vacina Oxford/AstraZeneca, enviado pelo Ministério da Saúde e repassado pelo Governo de Pernambuco.

“Agora, nossa meta é vacinar todos os idosos acima de 85 anos, parcela que sofre de maneira drástica os impactos da Covid, apresentando uma taxa de dois terços de letalidade quando contraem a doença”, explica o secretário de Saúde, Eudes Lorena.

E para poder imunizar essa população, a Secretaria de Saúde da cidade montou um esquema especial, abrindo 34 salas de vacinação em postos de saúde e um drive-thru que estará montado no sede do Samu, na Avenida Henrique de Holanda, no bairro de Redenção.

Para ter acesso as vacinas, esse grupo prioritário deve procurar a unidade de saúde do bairro onde mora (veja a lista a baixo), a partir das 8h até o meio-dia e das 13h às 17h. Caso o idoso não consiga se deslocar, um familiar deve procurar a unidade de saúde e agendar a vacinação em domicílio.

Nos bairros onde não há postos de saúde, os idosos devem se dirigir ao drive-thru que estará funcionando no Samu. Se o idoso não tem como ir até o local, deve solicitar o agendamento pelo tele-covid, através do número (81) 984913633, que começara a funcionar na tarde desta quarta-feira (27). Para se vacinar é preciso apresentar documento oficial com foto.

Profissionais da atenção básica – Nesta fase da primeira etapa, os imunizantes também serão destinados aos trabalhadores da atenção básica: os agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, dentistas, auxiliares de saúde bucal, enfermeiros, técnicos de enfermagens e médicos. Esses profissionais serão vacinados com doses da Coronavac nas próprias unidades de saúde.