A Prefeitura de Caruaru estabeleceu novas diretrizes para a realização de eventos esportivos de rua no município, como corridas, caminhadas e “treinões”. A partir de agora, os organizadores deverão seguir uma série de exigências técnicas, sanitárias e logísticas para obter autorização para suas provas. As determinações já estão em vigor e foram publicadas no Diário Oficial do Município.
De acordo com as normas definidas pela Secretaria de Educação e Esportes, será obrigatório apresentar documentação que comprove a presença de um médico com CRM e carimbo, além de enfermeiro e condutor de veículo de urgência, na proporção de um profissional para cada 1.000 participantes. Também será exigida a presença de um profissional de educação física com registro no CREF, o Permit da Federação Pernambucana de Atletismo, seguro do atleta por meio de seguradora regulamentada, uma ambulância com UTI móvel, com socorrista e técnico de enfermagem, e, para eventos com mais de mil pessoas, uma ambulância adicional de remoção.
A regulamentação define ainda os horários para realização dos eventos: pela manhã, devem ser encerrados até 8h30; à tarde, só podem iniciar a partir das 16h. As provas deverão obedecer à legislação de trânsito, e o uso de vias municipais, estaduais ou federais dependerá de autorização prévia dos órgãos responsáveis. Além disso, os organizadores serão responsáveis pela limpeza e conservação do local, bem como pelo pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS).
Com as novas regras, a prefeitura busca garantir mais segurança aos participantes e organização dos eventos que vêm crescendo em popularidade na cidade. O conteúdo completo das exigências pode ser consultado no Diário Oficial de Caruaru, edição 2440, pelo link: https://diariooficial.caruaru.pe.gov.br/download/2440.
