Copom inicia sétima reunião do ano nesta terça-feira (26) para definir juros básicos

Jorge Brandão - 26.10.2021 às 12:55h

Para definir a taxa básica de juros, a Selic, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) começa nesta terça-feira (26), em Brasília, a sétima reunião do ano, e deve repetir os aumentos promovidos nos últimos cinco encontros. Nesta quarta-feira (27), ao fim do dia, o Copom anunciará a decisão.

A expectativa é de alta conforme foi antecipado pelo boletim Focus, pesquisa divulgada toda semana pelo Banco Central. Com a alta da inflação registrada nos últimos meses, a previsão das instituições financeiras é de que a Selic deve subir de 6,25% para 7,5% ao ano nesta reunião. O mercado prevê que a taxa fique em 8,75% ao ano.

Porém, integrantes do Comitê, sinalizaram na ata da última reunião, que devem manter a elevação da Selic no mesmo patamar de 1 ponto percentual, com uma política monetária contracionista diante da piora dos índices de preços. Já o mercado agora espera por um aumento maior, de 1,25 ponto percentual, tanto no encontro desta terça e quarta-feira quanto na última reunião do ano, dias 7 e 8 de dezembro.

A reuniões são de grande importância para a economia nacional, pois quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, consequentemente é necessário conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.