9 de novembro de 2012 às 13h44min - Por Mário Flávio

Os editores Edson Sardinha e Rudolfo Lago e o senador Humberto Costa – Crédito: Paulo Negreiros

O senador pernambucano Humberto Costa (PT) foi o parlamentar que mais se destacou este ano na defesa da saúde, na avaliação dos internautas na votação do Prêmio Congresso em Foco 2012. Humberto foi o mais votado na internet entre os seis nomes indicados pelos jornalistas para integrar essa categoria especial. O segundo mais votado foi outro petista, o deputado Dr. Rosinha (PT-PR).

Saiba mais sobre o Prêmio Congresso em Foco

Na sequência, ficaram os deputados Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Darcísio Perondi (PMDB-RS) e Marcus Pestana (PSDB-MG) e o senador Paulo Davim (PV-RN).Pela primeira vez, os internautas também puderam acrescentar um nome à lista dos jornalistas em cada categoria. Na Defesa da Saúde, o indicado pelos internautas foi o senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP).

EX-MINISTRO

Natural de Campinas (SP), Humberto Costa tem 55 anos e está em seu primeiro mandato no Senado. É jornalista e médico pós-graduado em Medicina Geral Comunitária, Clínica Médica e Psiquiatria. Elegeu-se deputado federal em 1994. Em 2001, assumiu a secretaria municipal de Saúde na primeira gestão do prefeito de Recife João Paulo (PT). Tornou-se ministro da Saúde de Lula. Depois, foi secretário estadual de Cidades. Como relator no Conselho de Ética, recomendou este ano a cassação do senador Demóstenes Torres. É destaque na Defesa da Saúde pela segunda vez. Não deu pra vencer as eleições de Recife, ao lado de João Paulo, mas pelo menos deu pra ser reconhecido pela sua atuação parlamentar.

O PRÊMIO

Em sua sétima edição, o Prêmio Congresso em Foco tem como objetivo estimular o cidadão eleitor a seguir de perto, e de modo permanente, as atividades do Legislativo. A ideia é fiscalizar e acompanhar tanto para dar puxões de orelhas na maioria que nos decepciona na arena legislativa, mas também para valorizar quem sabe honrar o voto que recebeu nas urnas.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro