De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira (25) pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera atingiram um novo recorde no ano passado. “A abundância de gases de efeito estufa que retêm o calor na atmosfera voltou a atingir um novo recorde no ano passado, e a taxa de aumento anual registrada foi superior à média do período 2011-2020”, afirma o boletim da OMM divulgado para imprensa.
No relatório, a agência da ONU indica que já se evidencia “a transição de uma parte da Amazônia de sumidouro a fonte de carbono”. Além disso, segundo o secretário-geral da OMM, professor Petteri Taalas “É alarmante e está vinculado ao desmatamento na região”.
Ainda de acordo com o boletim emitido nesta segunda pela OMM, as emissões não param e a temperatura mundial continuará subindo. A conferência da ONU sobre mudança climática CO26 começa no próximo domingo, 31 de outubro, em Glasgow, e vai até 12 de novembro. A Organização faz um alerta “se continuarmos usando os recursos fósseis de maneira ilimitada, poderemos alcançar um aquecimento de em torno de 4°C até o final do século”, afirmou o professor Taalas.