30 de maio de 2015 às 17h00min - Por Mário Flávio

A estiagem está provocando mudanças na distribuição de água de vários municípios da região Agreste. Com a falta de chuvas, muitas barragens estão em colapso ou com níveis muito baixos. Por conta disto, a Compesa irá ampliar os calendários de abastecimento para a cidades de Brejo da Madre de Deus e para os distritos de Fazenda Nova e Barra de Farias. Estas localidades são abastecidas pela Barragem Santana II, que está com apenas 14% de sua capacidade total, o que corresponde a 79.520 m³.
As mudanças começarão a valer a partir de 1º de junho. A distribuição de água ocorrerá da seguinte forma: Brejo da Madre Deus, que tinha um rodízio de 4 dias com água e 3 sem, passará a receber água 2 semana por mês, de forma alternada. Fazenda Nova, que também tinha um racionamento de 4 dias com água e 3 sem água, passaram a ser abastecido 4 dias por mês. Já em Barra de Farias, a situação é mais alarmante já que o moradores recebiam água 1 dia por semana e passarão a ser abastecidos 1 dia por mês.
Segundo o gerente regional, Mário Heitor Filho, as alterações foram planejadas com o objetivo de preservar a barragem ao máximo, evitando assim o colapso imediato e a falta de água por completo. “A nossa previsão é que com estes novos calendários e sem chuvas a Barragem consiga aguentar um mês. A Compesa está trabalhando para conseguir atender os clientes e enfrentar a seca”. 


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro