25 de junho de 2012 às 08h00min - Por Mário Flávio

Peritos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e equipe técnica do Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social (Nusp) da UFPE fazem visita ao município de São Joaquim do Monte, agreste do estado, nesta segunda-feira (25). O objetivo da visita é avaliar a capacidade de continuidade dos projetos que a Jica incentivou.

O projeto em questão, Municípios Saudáveis, foi desenvolvido em parceria com o Nusp até o ano de 2008. Após esse período, a Jica empreende visitas regulares aos municípios onde o projeto atuou para, entre outras coisas, dar retorno ao contribuinte japonês que investiu na cooperação internacional.

Em São Joaquim do Monte, pela manhã, a equipe de avaliação tem uma programação extensa de reuniões com gestores locais que vão tratar de assuntos relacionados à própria gestão, às questões ambientais e ao artesanato da cidade. À tarde, os peritos da Jica se reúnem com as equipes técnicas do Nusp e da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), a fim de discutir questões relativas às ações em curso junto à Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis.

A última pauta do dia é o IV Curso Internacional de Promoção da Saúde, Desenvolvimento Local e Municípios Saudáveis, objeto de convênio entre a Cooperação Japonesa, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e UFPE. O curso vai acontecer em setembro próximo e essa é uma oportunidade para definir pontos específicos junto à coordenação do curso no Nusp.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro