4 de abril de 2012 às 09h00min - Por Mário Flávio

A Assembleia está analisando projeto de lei que desobriga as pessoas obesas de passarem pelas catracas dos ônibus que fazem o transporte público de passageiros nos municípios pernambucanos. A matéria relativa ao assunto foi acatada na manhã desta terça (três de abril), na Comissão de Justiça da Casa.

O projeto foi apresentado pelo deputado Ricardo Costa, do PTC. O parlamentar salientou que a obesidade é uma doença que atinge cerca de 17 milhões de brasileiros, ou quase 10% da população. De acordo com ele, muitas pessoas com alto índice de sobrepeso deixam de usar o transporte público com o intuito de evitar o constrangimento de não conseguir passar pela catraca.

A proposta do deputado Ricardo Costa orienta os passageiros obesos a efetuarem o pagamento da passagem no momento do embarque e, logo em seguida, girarem a catraca para que a presença no veículo seja registrada.

Na justificativa da matéria, o autor ainda argumenta que a Organização Mundial da Saúde (OMS) já classifica a obesidade como um dos dez maiores problemas de saúde pública do planeta, tratando o mal, inclusive, como uma epidemia. Antes de ser discutido em Plenário, o projeto segue para a apreciação das comissões temáticas da Alepe.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro