22 de março de 2013 às 06h25min - Por Mário Flávio

A meia-passagem para estudantes em ônibus intermunicipais se tornou uma das principais reivindicações do movimento estudantil pernambucano e ganhou, nesta quinta (21), o apoio da Comissão de Educação da Assembleia. Entidades representativas do movimento participaram da audiência pública promovida pelo colegiado para debater o tema. A discussão contou com a presença de várias entidades representativas do segmento.

O presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco, Davi Lira, defendeu o benefício como importante política pública para juventude na garantia de acesso à cultura, educação, lazer e esportes. Ele disse que essa é uma realidade em alguns estados e Pernambuco precisa adotar a medida. Davi Lira apresentou uma sugestão de projeto de lei alterando a lei estadual sobre a meia-passagem para estudantes nos ônibus da Região Metropolitana do Recife.

O presidente da Empresa Pernambucana de Transporte Municipal, Epti, Amaro João, explicou que a medida é positiva, mas só pode ser implantada após a estruturação da entidade, que foi criada recentemente. O secretário estadual de Educação, Ricardo Dantas, destacou que apoia a proposta, lembrando que é necessário discutir como será a compensação financeira do benefício.

A deputada Terezinha Nunes, do PSDB, afirmou que a lei deveria ter sido mais abrangente e incluído a meia-passagem para estudantes nos ônibus intermunicipais em todo o Estado. A parlamentar acredita que é necessário corrigir o erro. A presidente da Comissão, Teresa Leitão, do PT, lembrou que já foram apresentados na Casa dois projetos de lei visando garantir a medida, mas as propostas foram rejeitadas. A deputada informou que, desde 2011, também tramita um projeto do deputado Rodrigo Novaes, do PSD, prevendo a meia passagem e a confecção da carteira do estudante do Interior. Teresa acredita que a estruturação da Epti e a mobilização dos estudantes tornam o momento propício para implantar a iniciativa.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro