Colunista do Wall Street Journal acusa STF de “golpe de Estado” no Brasil

Mário Flávio - 11.08.2025 às 08:49h

O Poder Judiciário brasileiro voltou a ganhar destaque na imprensa internacional neste domingo (10). Em artigo publicado no jornal norte-americano The Wall Street Journal, a colunista Mary Anastasia O’Grady afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) teria dado “um golpe de Estado” no Brasil, ilustrando o texto com foto do ministro Alexandre de Moraes.

A articulista comparou a atuação do STF a ações de líderes como Hugo Chávez, que, segundo ela, iniciaram o controle de instituições para depois perseguir opositores políticos. O’Grady citou o Inquérito das Fake News, instaurado há seis anos e ainda sem previsão de conclusão, como exemplo do que considera abuso de poder.

No artigo, a colunista lembrou que, em março de 2021, a Corte anulou as condenações por corrupção do então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em contrapartida, destacou que o Supremo tornou réu o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O texto também critica a narrativa de que os manifestantes do 8 de janeiro de 2023 tinham a intenção de derrubar o governo Lula para instaurar uma ditadura, argumentando que a justificativa foi usada para endurecer ações contra opositores.

A publicação repercutiu entre apoiadores e críticos do STF, reacendendo o debate sobre os limites da atuação do Judiciário no país.