13 de julho de 2012 às 01h12min - Por Mário Flávio

A reunião do Parlamento Jovem de Caruaru chamou atenção por uma reivindicação da vereadora jovem, Joana Darc. Ela representa os universitários e questionou a leitura do Salmo no início e término das sessões. Outra reclamação da jovem foi a presença do crucifixo no plenário da Casa José Carlos Florencio.

Ela disse que o Estado é laico e por isso uma religião não pode ser privilegiada. O debate gerou polêmica e dividiu o Parlamento. A discussão foi parar na Câmara oficial e a maioria dos vereadores ficou contra a posição da jovem.

A alegação dos edis é que a leitura do Salmo e o crucifixo são tradições que não podem ser questionadas. No entanto, os jovens que defendem a opinião de Joana garantem que vão levar a situação adiante e ganham ao mesmo tempo simpatia e antipatia da população.

O capítulo dessa novela deve ter mais desdobramentos nos próximos dias e gerar muita discussão na Casa do Povo. A próxima reunião do Parlamento Jovem é no dia 29 e até lá, a religião volta a ser tema em destaque entre os políticos locais.

CONTRA – Alguns vereadores já se posicionaram contra a solicitação de Joana Darc. Entre eles estão Zé Ailton, Louro do Juá, Lula Tôrres e o presidente da Câmara, Lícius Cavalcanti.

AMEAÇA – O presidente da Câmara afirmou até mesmo que se o debate continuar pode ser o fim do Parlamento Jovem. “É mais fácil o Parlamento Jovem deixar de existir do que mexer na questão do Salmo e do crucifico”, disse.

RESPOSTA – Os vereadores jovens disseram que a fala de Lícius foi desnecessária. “Ele é do Partido Comunista e deveria pregar o socialismo, não a exclusão. Foi uma infelicidade”, disse Joana.

NOVO VISU – Os vereadores mostram que irão se apresentar de visual renovado para a disputa da reeleição. Decano na Casa Leonardo Chaves já está com o cabelo bem pertinho, por causa da pintura, marca registrada do pessedista.

NOVO VISU II – Outro que investe na imagem é o vereador Bruno Lambreta. Ele cortou o cabelo e passou um baixa gel. As dicas são da esposa do edil, Rosana, que cuida o tempo todo da imagem do vereador.

CAMPANHA – Ainda não iremos ter campanha nesse fim de semana. Os candidatos ainda correm contra o tempo para minimizar algumas pendências junto a justiça eleitoral. Alguns ainda não têm nem o CNPJ.

PMDB – A oposição não para de comemorar a confirmação do PMDB sob a presidência de Bibiu. Para muitos a situação ratifica o partido no palanque de Miriam Lacerda.

PMDB II – No entanto, os governistas ainda insistem na tese de que a Convenção que vale é a que foi realizada por Reginaldo França. Para eles, o ato jurídico garante o partido na coligação que apóia Zé Queiroz. A decisão do juiz Jefferson Félix deve sair nos próximos dias, mas há quem fale que se o partido ficar na oposição a decisão é ir a executiva nacional do partido.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro