Coluna do Blog do MF – Rodrigo vai informar decisão a Raquel

Mário Flávio - 06.11.2023 às 06:47h


O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), tomará uma decisão sobre o futuro político nos próximos dias e vai anunciar o partido que irá disputar à reeleição. Ele está de olho numa legenda da base do governo Lula e o caminho pode ser PV ou até mesmo o Republicanos.

Se for para o PV, ele entra na Federação e com isso traz consigo PT e PCdoB, para que o palanque não apenas fique com a centro-esquerda, mas desfalca os apoios ao ex-prefeito Zé Queiroz (PDT), que vai em busca de uma Frente de esquerda e negocia em Brasília, por meio do presidente estadual do PDT, Wolney Queiroz, o ingresso da Federação na base de Zé.

No entanto, seja qual for a legenda que o prefeito vá, uma coisa é certa, será tudo acordado com a governadora Raquel Lyra (PSDB). Pinheiro não vai tomar essa decisão sozinho, afinal de contas, ele quer mostrar fidelidade a Raquel e enterrar de vez essa história que os dois não falam a mesma língua.

Ambos já chegaram a um entendimento sobre o PSDB e o tucano não está na direção estadual da sigla, isso não é uma surpresa pra ninguém, já que o próprio Rodrigo disse na semana passada que estava de saída do PSDB.

No entanto, como segue a linha de Raquel, como por exemplo, a neutralidade na campanha do ano passado, Rodrigo agora se aproxima do governo Lula, mas de olho no eleitorado conservador, ele não quer perder o apoio dos Bolsonaristas e por isso vai ouvir a governadora sobre a decisão que tomará, já que q tucana segue com o apoio dos eleitores de Bolsonaro no estado, mesmo se aproximando de Lula. Pinheiro recebeu convites para ir ao PV, PSD, Republicanos e até mesmo sondagens para o PT. A legenda que ele for, provavelmente será a maior bancada da Câmara Municipal e formará o chapão dos vereadores ano que vem. A conferir.

Conversa com o PT…


O prefeito deve conversar com a direção local do PT ainda essa semana. A articulação política das duas partes estão negociando o dia e o encontro tem como objetivo avaliar a ida do prefeito para uma legenda da Federação, entrada dele oficialmente na base do presidente Lula e espaços do próprio PT dentro do governo municipal. Com isso, o PT retiraria a candidatura própria e apoiaria Rodrigo. Os nomes da deputada estadual Rosa Amorim e do presidente do PT em Caruaru, Léo Bulhões, estão colocados como pré-candidatos.

Torcendo por Pinheiro na esquerda


Um secretário muito próximo de Rodrigo e um dos entusiastas para que ele vá para uma legenda de esquerda. Trata-se de Lino Portela, que foi presidente do PCdoB em Caruaru e deixou a sigla quando foi fazer parte do governo Raquel Lyra, em Caruaru. Lino é uma das pessoas do núcleo duro de Pinheiro e um dos conselheiros dele sobre a questão política.

Repercutiu bastante…


Ainda repercute a entrevista concedida pelo presidente estadual do PDT Wolney Queiroz a Rádio Cidade de Caruaru. Wolney estava muito tranquilo e explicou como está a articulação dele para que o pai possa ter uma candidatura forte na eleição do ano que vem. Além disso, ele descartou qualquer possibilidade de aliança com a governadora Raquel Lyra, a quem acusou de só ter o interesse de tirar o PDT da base de João Campos e nada mais. De acordo com o número dois do Ministério da Previdência, as pesquisas mostram que o prefeito de Caruaru chegou a um teto e que existe uma possibilidade de crescimento da pré-candidatura de Zé Queiroz. Esse será o principal argumento dele para convencer alguns partidos em apoiarem Zé ano que vem.

O troco….


O assessor especial da prefeitura de Caruaru, Anderson Luiz, será o entrevistado de hoje na Rádio Cidade. A expectativa é grande sobre o tom que será adotado por um dos homens de confiança do prefeito Rodrigo Pinheiro. Anderson deve responder a algumas falas de Wolney e a entrevista promete. A sabatina será de 11h dentro do Manhã Cidade. Se Wolney disse que as pesquisas mostram bons números para Zé, a gestão de Rodrigo segue comemorando os recentes de vários institutos. Em todos, ele aparece com mais de 70% de aprovação, o que pode ser motivo de confiança faltando um ano para a eleição. Os números de Raquel também são bons na Capital do Agreste.

Série de Entrevistas


As entrevistas dentro do programa Manhã Cidade, comandado pelos jornalistas Renata Torres e Mário Flávio, fazem parte de uma série especial de fim de ano. São sempre a partir de 11h e contam com as presenças do professor de Ciência Política, Marco Aurélio Freire, e jornalistas Ney Lima Victoria Oliveira.

Lamentaram


O PSB e a governadora Raquel Lyra lamentaram a morte de Leda Alves. Atriz, gestora cultural, ex-secretária de Cultura do Recife e histórica militante socialista, faleceu neste sábado, 4 de novembro de 2023, aos 92 anos, no Recife. Contribuiu, como assessora especial para a área da Cultura, com as gestões do ex-governador Miguel Arraes. Também teve passagens pela direção do Teatro de Santa Isabel, da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Entre 2013 e 2020, deixou seu legado em mais uma gestão socialista, integrando a equipe do ex-prefeito Geraldo Julio como secretária de Cultura do Recife, período em que, mais uma vez, buscou fazer cultura levando em conta também sua dimensão social e política.

Além de ter a honra de contar com a contribuição de Leda Alves em tantos governos, também era um orgulho para o PSB tê-la em suas fileiras como integrante do Diretório Estadual do partido, como uma voz forte e qualificada em torno das políticas públicas sobre a área cultural.