O governo Raquel Lyra chega nessa quarta-feira (01) a 11 meses de gestão com um estilo próprio da gestora, que aos poucos tenta imprimir uma nova marca, após 16 anos do PSB a frente do estado. A presença de caruaruenses em várias áreas estratégicas chama atenção e explica o que pensa Raquel.
Em cada Pasta, seja no primeiro ou segundo escalões, em alguns pontos, até mesmo no terceiro, revela que sempre tem alguém de confiança da governadora. Por isso a estranheza dos partidos com essa nova maneira de fazer política, que não fatia a máquina entre as legendas.
Um exemplo claro é à presidência da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, que foi entregue ao empresário André Teixeira Filho. O órgão é ligado à Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, que tem como titular Guilherme Cavalcanti, indicado por empresários do trade e assosiações do estado.
Assim foi pensado o governo e será esse formato até o fim da gestão. Sempre nas pasta tem alguém de inteira confiança dela, como é o caso de Andrezinho no exemplo citado acima. Aos poucos vai abrindo espaço para os partidos, como é o caso do Cidadania com Daniel Coelho no Turismo e com Tonynho Rodrigues, na direção de Marketing da Empetur. O caruaruense ocupa a principal função na agência que tem como principal foco divulgar as ações do estado.
As mudanças feitas por Raquel ainda no começo da gestão ocorreram principalmente por causa desse estilo de fazer política da governadora. Os secretários que não estavam acostumados e em algumas decisões ficaram travados, deixaram o governo e ela promoveu mudanças em setores delicados, como no comando da Polícia Civil.
Esse jeito de gerir o estado foi o principal entrave para que a aliança com o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, não vingasse. De acordo com fontes ouvidas pelo blog, Miguel queria ficar com o comando justamente do Desenvolvimento Econômico, englobando a própria Adepe e o Porto de Suape, como Raquel disse não, os dois não se entenderam mais e o ex-candidato ao governo de Pernambuco foi para a oposição.
Os partidos devem ser mais contemplados, principalmente ano que vem, já que a eleição de prefeitos bate à porta e uma rearrumação será feita. Até lá, esse é o jeito de Raquel em fazer política. Foi assim quando foi prefeita de Caruaru e segue no Palácio do Campo das Princesas.
Partidos contemplados…
O PSD, que é comandado em Pernambuco pelo ministro da Pesca, André de Paula, já foi contemplado com Cacau de Paula na secretaria de Cultura. O PL também, já que Anderson Ferreira e o deputado Coronel Meira também têm indicações. O MDB também tem alguns nomes que estão no governo, mas a cota deve aumentar.
…Mais nomes
Nos próximos meses, o ex-deputado federal e presidente estadual do MDB, Raul Henry, também pode ser chamado para alguma missão dentro da gestão. O nome dele já foi especulado, mas deve ficar mesmo para o ano que vem, quando a governadora deve começar a ajustar a máquina de olho na eleição de 2024.
Mudanças…
A governadora Raquel Lyra promove mudanças a partir de hoje dentro da própria equipe. A secretária de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas de Pernambuco, Carolina Cabral, assume a Pasta de Projetos Estratégicos. Ela é de extrema confiança da governadora e fontes do Palácio informam que essa situação já vinha ocorrendo, apenas agora será oficializado.
…Contemplando aliados
Quem vai para a antiga função de Carolina é Carlos Braga, que foi candidato a deputado estadual na eleição passada a pedido da própria governadora. Braga é amigo de Raquel desde a época do Colégio e foi secretário dela na gestão em Caruaru. A TV Pernambuco também sai das mãos de Rubens Júnior, que fica apenas na Casa Civil e vai para Fulvio Wagner, que atuou na Fundação de Cultura com Raquel e estava na Fundarpe. O radialista tem uma relação complicada com a classe artística e essa mudança pode amenizar a situação para a equipe de Cacau de Paula.
…O papel de Tonynho
A equipe ligada ao ex-deputado estadual Tony Gel (sem partido) trabalha com a hipótese que o filho dele e diretor de Marketing da Empetur, Tonynho Rodrigues, tenha papel de destaque na eleição do ano que vem, em Caruaru. Ainda se acostumando com o meio político, muitas vezes a governadora chama Tonynho para próximo a ela, foi assim nas últimas vinda de Raquel a Caruaru.
PSB subiu o tom contra Raquel…
A falta de segurança em Pernambuco é o tema de mais uma das inserções partidárias que o PSB está veiculando na televisão nos últimos dias. Nas imagens, a deputada estadual Delegada Gleide Ângelo (PSB) aparece caminhando pelas ruas enquanto cobra a gestão da governadora Raquel Lyra (PSDB) e da vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) por ter completado dez meses sem apresentar metas para a área. A violência cresceu desde janeiro e já é maior que o total registrado no mesmo período de 2022.
…Na defesa do Pacto Pela Vida
Ainda nas inserções, Gleide Ângelo lembra que o PSB, durante suas gestões no Governo de Pernambuco, criou e manteve o Pacto pela Vida, programa premiado internacionalmente por suas ações intersetoriais em prol da defesa social, além de ter sido o partido que implantou a primeira Secretaria Estadual da Mulher do Brasil. “O PSB que criou o Pacto pela Vida e a primeira Secretaria Estadual da Mulher do país vai seguir defendendo a segurança de todas e todos”, complementa a parlamentar.
Mais um problema para o PSB
A operação “Brucia la Terra” realizada nessa quarta-feira (01) pelo Ministério Público de Pernambuco e Polícia Civil objetiva desmantelar uma organização criminosa que deu prejuízos ao Detran de Pernambuco em mais de R$ 64 milhões. O escândalo atinge o Detran entre os anos de 2016 a 2020, na gestão do PSB a frente do governo.
Vereadora terá problemas…
A vereadora da cidade de Arcoverde, Zirleide Monteiro (PTB), afirmou durante uma sessão na Câmara de Vereadores que uma mãe foi “castigada por Deus” por ter um filho no espectro autista. Após a repercussão, a vereadora desativou as redes sociais e divulgou um pedido de desculpas “às pessoas com deficiência e seus pais”. Diante da fala absurda o IBDTEA – Instituto brasileiro de Defesa dos Direitos das pessoas com Autismo, através da sua Diretoria composta pelos advogados Mirella Lacerda, Franklin Façanha e Robson Menezes, componentes da LIGATEA – Liga dos Advogados que Defendem Autistas, estão oficiando o presidente da Câmara dos Vereadores de Arcoverde e querem a cassação do mandato da vereadora.