Coluna do Blog – Aposta dos Raquelzistas é uma reviravolta como aconteceu em Caruaru

Mário Flávio - 20.03.2024 às 08:52h

Os apoiadores mais fervorosos da governadora Raquel Lyra (PSDB) estão confiantes de que ela seguirá o mesmo caminho que trilhou em Caruaru, onde enfrentou dificuldades nos primeiros anos de gestão, mas conseguiu uma reviravolta impressionante. Em 2018, dois anos após assumir a prefeitura, Raquel foi reeleita com uma votação expressiva, marcando uma virada significativa em sua administração.

Nesse período ela apoiou as candidaturas de Priscila Krause para deputada estadual e Daniel Coelho para federal e as votações de ambos não foram as esperadas. No entanto, no terceiro ano de gestão veio a virada e Raquel conseguiu implantar um modelo de gestão, que culminou com alta aprovação e sucesso nas urnas em 2020.

A analogia com a experiência em Caruaru é usada como uma aposta de que Raquel Lyra pode superar as adversidades atuais em seu governo estadual, especialmente na Região Metropolitana do Recife, região com alta reprovação do governo. Uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Real Time Big Data e divulgada pela TV Guararapes revelou uma considerável dificuldades por parte dos recifenses em relação à gestão atual.

Os números são reveladores: apenas 35% dos entrevistados aprovaram o governo de Raquel Lyra, enquanto 61% expressaram descontentamento. A avaliação do governo é marcada por índices relativamente baixos, com apenas 4% considerando-o ótimo, 15% bom e 38% regular. Por outro lado, 14% o classificam como ruim e 28% como péssimo. Apenas 2% não souberam opinar.

Diante desses números desafiadores, os raquelzistas mantêm a esperança em uma virada semelhante àquela vista em Caruaru, acreditando que a governadora pode surpreender e conquistar uma reviravolta em sua gestão estadual, demonstrando resiliência e capacidade de superação. Resta aguardar para ver se essa aposta se concretizará nos próximos anos.

Segurança é o calo…

Um dos principais problemas enfrentados pelo atual governo é a insegurança. Só nas ultimas 24 horas foram registrados 6 homicídios em Pernambuco. Neste mês de março são 205 assassinatos no Estado e este ano, de janeiro até agora, 874 crimes. Nessa pisada que vai, no mês de abril o estado pode atingir a marca de 1000 assassinatos no estado.

…E o Juntos?

O programa de segurança lançado pela governadora ainda não engrenou e todos esperam por melhoras nesse quesito. Casos como o do adolescente morto por uma bala perdida no Recife reforçam a necessidade de uma ação mais energética, principalmente para evitar que tragédias como essas aconteçam no futuro. A conferir.

Vereadores comemoram programação…

Ao usar a tribuna, o presidente da Casa expressou a emoção de ter o nome de seu saudoso pai, Lambreta, entre os nomes homenageados no São João. O parlamentar destacou, entre outras questões, suas expectativas positivas para a festividade junina, neste ano de 2024. Jorge Quintino também comemorou a homenagem à Lambreta e destacou outra figura: Ariano Suassuna, que foi seu professor durante o mestrado. Ainda em seu pronunciamento, Quintino propôs à Fundação de Cultura uma ação para dar visibilidade a artistas caruaruenses durante o São João 2024. A proposta é de que artistas, nacionalmente conhecidos, convidem para o palco figuras caruaruenses, quando forem se apresentar.  

…Perpétua elogiou e não sentiu falta da Fulô

A programação também agradou a vereadora Perpétua Dantas (Avante), que enalteceu nomes como Jorge de Altinho e Alcymar Monteiro, na tribuna. A parlamentar frisou que uma de suas lutas é a valorização da cultura local e afirmou que, neste ano, isso foi considerado. Ela pelo jeito gostou da Banda Fulô de Mandacaru ter ficado de fora. O grupo tem os sobrinhos de Perpétua e desafetos políticos no comando.

Homenagem justa…

O nosso diretor executivo da Rádio Cidade, Adolfo José, é um dos homenageados da festa. Adolfo tem uma vasta contribuição com a área cultural em Caruaru. Ele tinha a loja de Discos a Modinha, realizava caravanas e produziu diversos discos de artistas locais nas décadas de 1970, 1980 e 1990. As lojas vendiam discos em Caruaru, Recife, Salvador e Belo Horizonte.

…Mais homenagem

Após 30 anos como bacamarteira e há dois anos no comando do 1º Batalhão de Bacamarteiros 27, Ângela Maria foi anunciada hoje (19), pela Fundação de Cultura de Caruaru como uma das homenageadas do São João 2024. Ângela que é a primeira mulher a frente de um grupo de Bacamarteiros, no município de Caruaru iniciou sua trajetória no grupo através do seu pai, Zacarias Soares de Oliveira, que foi bacamarteiro por mais de 70 anos.

Bolsonaro tinha o direito…

O ex-comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes confirmou, em novo depoimento à Polícia Federal, ter participado de reuniões no Palácio do Planalto em que foram discutidas minutas de decretos para um suposto golpe de Estado. As afirmações foram feitas em depoimentos na operação Tempus Veritatis, que investiga tentativa de golpe após as eleições de 2022. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, levantou o sigilo sobre os testemunhos na última sexta-feira (15/3). Para Fabio Tavares, professor de Direito Constitucional e Pós-graduado em Direito Público, os depoimentos revelados pelo STF não colocam o ex-presidente no centro de nenhuma trama golpista. A minuta apresentada às forças armadas não teria sido uma arma para um golpe, porque o presidente da República tem o direito constitucional de convocar seus apoiadores e comandantes para discutir se é cabível a decretação do chamado Estado de Defesa.