
Nos bastidores da política pernambucana, os partidos Republicanos e PP estão agitados, filiando pré-candidatos a prefeito em diversas cidades do estado. Sob a liderança do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho e o deputado federal Eduardo da Fonte, respectivamente, essas legendas despontam como opções promissoras para os políticos que buscam fortalecer suas bases e projetos eleitorais.
Com um cenário político em constante transformação, os partidos têm se mostrado ativos e estratégicos na composição de suas chapas para as eleições que se aproximam. As filiações de pré-candidatos a prefeito evidenciam a importância dessas legendas no contexto político pernambucano e sinalizam para um processo eleitoral dinâmico e disputado.
Um exemplo disso aconteceu esse fim de semana. O Republicanos anunciou pré-candidaturas em quatro cidades do Agreste e Mata Sul, o mesmo acontecendo com o PP, com nomes em cidades similares, o que mostra como a atuação de figuras como Silvio Costa Filho e Eduardo da Fonte é fundamental para o fortalecimento e consolidação desses partidos, que buscam ampliar sua representatividade e influência em todo o estado.
As duas legendas têm abertura com o prefeito do Recife, João Campos, circulam ainda pelo governo Lula e o PP faz parte da base do governo Raquel Lyra. As legendas ainda têm bons espaços na Câmara Federal e Assembleia Legislativa e estão entre as que mais têm tempo de Rádio e TV para o Guia Eleitoral e recursos do fundo partidário.
À medida que o processo eleitoral avança, é esperado que tanto o Republicanos quanto o PP continuem a trabalhar arduamente na construção de suas bases e na articulação de alianças políticas. E uma coisa curiosa é que em 2026 os dois podem se enfrentar na disputa pelo Senado, um desejo dos dois, que estão no melhor momento da carreira política.
Em Caruaru…

Em Caruaru, as duas legendas passam por momentos distintos. O republicanos tem a vereadora Kátia das Rendeiras, que ainda não decidiu para onde vai. O PP tem na presidência o vereador Anderson, que segue tentando montar uma chapa competitiva de vereadores para entrar na disputa. O partido tem conversado com o MDB. Essas duas siglas reclamam que foram escanteadas pela coordenação política de Rodrigo Pinheiro.
…Disputa Majoritária?

Não seria nenhuma surpresa se o vereador Anderson Correia fosse candidato a prefeito de Caruaru. Ele segue com dificuldades para montar uma chapa competitiva para vereadores e se isso acontecer, a disputa para prefeito poderia ser uma saída, isso com o apoio do MDB, que poderia indicar uma vaga na vice de uma possível candidatura de Anderson.
Candidatos sendo procurados…

Muitos pré-candidatos com reais chances de ganhar a eleição em Caruaru ainda estão decidindo para qual partido irão: o vereador Felipe José, os ex-vereadores Edjailson da Caru Forró, Wagner do Santa Rosa, Sivaldo Oliveira e Taffarel, o suplente Neto Sales e outros nomes estão na expectativa de irem para uma legenda competitiva.
…E o destino?

Os partidos que podem ser o destino desses nomes citados acima: MDB e PSD são os mais cotados. No entanto, PRD e até mesmo o PP, esse último com menos possibilidade, já que os políticos estão correndo de quem tem mandato. A Federação com PT, PV e PDcoB é outra que vive uma situação complicada. Serão dez dias de muitas negociações para que as pré-candidaturas sejam lançadas.
Crise no União…

Com o afastamento de Luciano Bivar da presidência do União Brasil o partido pode ter grandes mudanças de conduta no estado. A tendência é que os grupos de Migue Coelho e Mendonça Filho possam ganhar espaço e Marcos Amaral, ligado a Bivar, poderá ter problemas para se manter no comando do partido em Pernambuco.
…E o União em Caruaru?

Se isso acontecer, o assessor da Sudente e pré-candidato a prefeito de Caruaru, Raffiê Dellon, terá trabalho em manter o nome na disputa. Dellon e o prefeito de São Caetano, Josafá Almeida são bem ligados a Bivar e uma mudança de comando pode afetar o futuro político e as pretensões de ambos dentro da legenda.
Se movimentando…

O deputado federal, Fernando Filho, e o deputado estadual licenciado, Antonio Coelho, cumpriram uma extensa agenda em Recife, para uma série de reuniões estratégicas. Com as eleições municipais se aproximando no próximo mês de outubro, os políticos dedicaram-se a consolidar alianças e discutir os rumos das campanhas nos municípios do interior do estado.
…Alianças
A agenda incluiu encontros com importantes lideranças políticas, visando construir composições sólidas tanto para as chapas majoritárias quanto proporcionais. Dentre os líderes municipais presentes estiveram Pereira, ex-prefeito de Paudalho; Dr. Jeferson, destacada liderança política de Timbaúba; Juliana, Prefeita de Casinhas; Lúcio, vice-prefeito de Orobó e o deputado estadual Chaparral; Carol Paiva, influente liderança da cidade de Maraial; e Dr. Wellington, respeitado líder de Ribeirão.
PSB reforça o chapão no Recife…

O PSB está fortalecendo pré-candidaturas femininas para a corrida à Câmara Municipal do Recife nas eleições deste ano. Depois da filiação da vereadora Andreza Romero, realizada na quinta-feira (21), mais três mulheres se juntaram ao partido em grandes atos ocorridos na sede estadual da sigla, na capital. Maria do Ceu, Ste Vilela e Germana Lacerda vão disputar pelos socialistas.