20 de dezembro de 2011 às 01h20min - Por Mário Flávio

Estimativas do Poder Público municipal revelam que metade da população de Caruaru vive da Feira da Sulanca. Se levarmos em conta as pessoas que de alguma forma já tiveram relação com esse tipo de negócio, esse número pode subir para cerca de 80%. Devido a importância que a Feira tem para a economia local, a mesma deveria ser olhada de uma maneira diferente pelas autoridades. Vejam o exemplo que ocorreu nessa segunda.

A equipe da TV Asa Branca conseguiu “vender” uma pauta para que a última feira antes do natal fosse mostrada ao vivo no Bom dia Brasil. Os jornalistas se basearam no que foi divulgado há quase dois meses pela prefeitura municipal: “as feiras de dezembro serão realizadas na segunda”. Com essa informação, a equipe de jornalismo entrou em contato com a produção de rede e a ideia era mostrar a importância da feira para os nordestinos. O problema é que a feira começou no sábado e no domingo, desde as 3h, não existiam mais vendedores no local, o que inviabilizou a entrada ao vivo, num dos telejornais mais importantes do Brasil.

Ah! Mas o que representa isso? Milhões de pessoas deixaram de conhecer a feira e quem sabe vir até Caruaru para fazer negócios e ainda acabar com qualquer resquiçio daquela história do lixo hospitalar que estaria sendo usado nas confecções locais. Além disso, seriam dois ou três minutos de mídia espontânea na Rede Globo, caso esse espaço seja transformado em dinheiro, custaria uma fortuna aos cofres públicos. A ideia da emissora era fazer uma comparação com o movimento em Salvador e com a Rua 25 de março, na cidade de São Paulo.  Por meio do twitter, a repórter de Rede da TV Asa Branca, Amanda Dantas, mostrou toda insatisfação com a queda da pauta: “Hj nós mostraríamos a feira p/td Brasil. Como foi ontem,entrou Salvador e a 25 de Março. A  feira ñ tem mais hora p/ começar. Atrapalha a vida dos clientes de fora, da imprensa q cobre e da PM q planeja a segurança”, desabafou a jornalista.

Outra questão a ser levada em conta é o trabalho que perdeu a equipe da TV Asa Branca. Uma pauta desse tipo leva dias de negociação dos produtores, que a cada dia passam informações para os editores da rede. Qual a impressão que os jornalistas de São Paulo ou Rio de Janeiro ficaram a respeito da nossa feira? Como explicar que um horário muda e não existe nenhum tipo de fiscalização? E os compradores que vieram de todas as parte do Nordeste e tiveram que ir para outra cidade? Os vendedores… Ah, os vendedores! Esses tiveram que voltar para casa ou ir para Santa Cruz do Capibaribe ou Toritama para tentar a sorte e passar um natal mais gordo com a família.

A feira não pode ser tratada apenas como interesse de voto, mas como um local que serve de arrimo para grande parte das famílias de Caruaru. Perdemos hoje um grande espaço para mostrar que vendemos produtos de qualidade por aqui e tenho a certeza que mesmo aqueles que não acham importante o papel da imprensa ou afirmam com veemência que existe o PIG (Partido da Imprensa Golpista), gostariam de ter a feira sendo exibida no Bom dia Brasil.

Lembrando que esse fato envolvendo o telejornal da Globo, é só um detalhe diante da total falta de comando dos órgãos competentes diante do horário da Sulanca. Tomara que nos próximos anos, essa questão seja revista e não tenhamos que pagar mais um mico, no caso de hoje foi um em rede nacional. #ficaadica

FIM DA BIOMETRIA – Terminou ontem o recadastramento biométrico. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, quase 163 mil eleitores fizeram o procedimento,  cerca de 80% do eleitorado, que estava apto a votar, antes do início da biometria. De acordo com o TRE, a meta foi batida e o trabalho superou as expectativas.

O ÚLTIMO – A equipe do Blog registrou com exclusividade o último eleitor a se cadastrar. Salomão Jorge foi atendido por volta de 20h e era só alegria por ter conseguido a façanha. O eleitor ainda fez pose para o jornalista Leonardo Lima, que registrou o momento histórico na Capital do Agreste.

SEGUNDO TURNO – Com o fim do recadastramento e os números obtidos, o sonho de alguns, em ter o segundo turno foi por água abaixo. No reinício dos trabalhos, em janeiro de 2012, apenas 300 pessoas irão ser atendias por dia. Com esses cálculos, ao fim de maio do ano que vem, teremos mais 15 mil eleitores, ou seja, não iremos alcançar os 200 mil, necessários para a realização desse tipo de votação.

LOUISE – A saída de Louise Caroline da secretaria Especial da Mulher foi recheada de emoção. Como diz um famoso petista: “Nunca na saída de um secretário se viu tanta gente e tamanha comoção”. A secretária mostrou que tem espírito de liderança, até gente da oposição estava por lá e prestigiou o momento.

RECONHECIMENTO – O prefeito Zé Queiroz e o deputado federal, Wolney Queiroz, fizeram questão de ir até a despedia de Louise. Ambos destacaram os avanços que a petista obteve a frente da SEM. Além disso, o prefeito Zé Queiroz garantiu: “Se você voltar, minha cara Louise e caso não tenha a vaga na secretaria, pode ter certeza de uma coisa, a sua vaga estará garantida no governo”.

TEMPO – Louise deixa o governo para cursar seis meses do mestrado em Ciências Políticas, na cidade de Madrid (Espanha). Mas volta em meados de junho, quando a política estará pegando fogo. “Vou voltar e me engajar na reeleição de Zé Queiroz, não podemos arriscar que um governo de direita volte a comandar a cidade. A questão de Caruaru está inserida num plano nacional e não podemos arriscar”, um recado claro para os dissidentes.

A NOVA SECRETÁRIA – Assume o lugar de Louise outra petista. Com apenas 24 anos, Elba Ravane, está com Louise desde o início da gestão. Mesmo sendo desconhecida da maioria, é petista de carteirinha e nos últimos meses, acompanhou de forma discreta, Louise em vários eventos sociais. Ambas conseguiram disfarçar bem a transição. Elba assume no dia 27 de dezembro.

MUDANÇAS – Após ser indagado sobre reforma no secretariado, o prefeito Zé Queiroz foi enfático. Ele disse que a equipe será reforçada. “Não iremos promover reforma, quem faz isso é a presidenta Dilma, mas até o fim do ano, novos nomes serão integrados ao governo e com esse perfil de jovialidade, que tem Elba”, garantiu.

OPOSIÇÃO – Os políticos da oposição não perderam tempo e já começaram a usar a saída de Louise para aumentar as críticas ao governo municipal. O tema, deve ser abordado na reunião ordinária, a ser realizada hoje a noite na Câmara. A conferir.

 


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro