Coluna da sexta – Três candidaturas da oposição entregam vaga do senado a Frente Popular

Mário Flávio - 04.02.2022 às 08:20h

Ainda segue a incógnita sobre os nomes da oposição para a disputa ao governo de Pernambuco. Enquanto os blocos não se resolvem sobre quantos palanques terá, a Frente Popular já trabalha o nome do deputado federal Danilo Cabral como o provável candidato para entrar na disputa pelo governo. Se a oposição sair com mais de duas candidaturas o foco deverá ser mesmo o governo, já que praticamente daria a vaga do senado a Frente e por isso a concorrência é tão grande para essa vaga com vários partidos demonstrando interesse na indicação.

Não precisa ser cientista político ou especialista em matemática para avaliar o quadro. A Frente Popular com o seu emaranhado de partidos teria um único nome e com os apoios de peso do PSB e do ex-presidente Lula. Hoje essa vaga estaria com o deputado federal André de Paula, do PSD.

No entanto, demonstram interesse na vaga o PCdoB com vice-governadora Luciana Santos, PP, com o deputado Dudu da Fonte, PDT, com Wolney Queiroz e até o mesmo o PT, mas como já tem a vaga de Humberto na Câmara Alta, essa hipótese é pouco provável.

Esse voto mais a esquerda estaria consolidado com o pasasar da campanha, pelo menos é o que acreditam as lideranças da Frente Popular.

Pelo campo da oposição, se os palanques múltiplos podem ajudar na candidatura ao governo, serão fatais para uma derrota ao senado. Na hipótese que saiam candidatos Raquel Lyra (PSDB), Anderson Ferreira (PL) e Miguel Coelho (União Brasil), cada um teria o nome para a vaga ao Senado e seriam três opções para uma da Frente Popular. Como a eleição de senador não tem segundo turno, a Frente Popular levaria com certa facilidade essa vaga.

Além disso, com vários palanques os nomes para o senado na oposição poderiam não ter tanta densidade eleitoral como o da Frente Popular e isso complicaria e muito a vida da oposição, que ainda tem que indicar a vaga de vice e montar os palanques de deputados federais e estaduais. A conferir.

Prego batido…


Ontem o governador Paulo Câmara confirmou que teve uma reunião com o ex-presidente Lula. Ele fez um post nas redes sociais e se limitou a dizer que debateu a situação do futuro do Brasil. Aliados dizem que ele confirmou o nome de Danilo Cabral como candidato ao governo pelo PSB.

E o PT…
A vaga do PT deve ser mesmo a de vice, mas o Senado não está descartado. O deputado federal Carllos Veras é o mais indicado para o senado. Se a vaga for mesmo a de vice deve ficar entre a deputada Teresa Leitão ou o deputado Doriel Barros. Quem está totalmente fora da disputa seja para o senado ou vice é a deputada Marília Arraes.

Apoio…
Na próxima segunda-feira (7) o Podemos Pernambuco anuncia formalmente o apoio à pré-candidatura de Miguel Coelho (DEM) ao Governo de Pernambuco. O evento será realizado no Mar Hotel, no Recife, a partir das 14h30, e contará com a presença da deputada federal, e presidente nacional da sigla, Renata Abreu e do deputado federal Ricardo Teobaldo, presidente da legenda no estado, além de parlamentares federais e estaduais.

…Filiação
Na ocasião, o Podemos ainda fará a filiação de prefeitos e vice-prefeitos. Também será dada a posse do Diretório Mulher no Estado. Filiado ao Democratas, Miguel Coelho já tem apoio de mais de 30 prefeitos pernambucanos para uma futura campanha a governador. Além disso, com a fusão do DEM com o PSL, o prefeito se abrigará no partido com maior representatividade politica no país, o União Brasil. O evento do Podemos é mais um ato político de força da pré-candidatura do prefeito de Petrolina rumo ao Palácio Campo das Princesas.

Sem chapa pra federal…
Se o nome da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, é forte para disputar o governo ela ainda não consegue uma chapa para deputada federal no PSDB. A indefinição da criação da federação é outro problema para Raquel. A criação com o Cidadania era dada como certa, mas o empate na votação da executiva nacional do partido adiou essa situação. Por outro lado, a possibilidade da criação da federação com o MDB pode ajudar ela não apenas na criação dessa chapa, como daria mais tempo no rádio e na Tv e ainda tira o MDB da Frente Popular.

…para estadual é tranquilo
Se a montagem da chapa para federal é uma dor de cabeça, a de estadual está tranquila. Raquel já tem bons nomes dentro do próprio PSDB e com a federação essa situação pode melhorar ainda mais. Ela corre contra o tempo filiando lideranças. Ontem ela esteve no Sertão do Pajeú. Em Tuparetama, a tucana filiou o vice-prefeito Diógenes Patriota e em Itapetim, Anderson Lopes, importante liderança política da cidade.

Federação
Acabou a sessão do STF que iniciou a discussão sobre as federações partidárias. Será retomada na próxima quarta-feira. O Ministro Barroso leu o relatório e as partes e o Ministério Público fizeram suas sustentações orais. O Procurador da República ratificou a decisão do Ministro Barroso na cautelar. Entendeu que as mesmas regras para criação dos partidos políticos valem para as federações. Ou seja, estas devem estar constituídas e aprovadas pelo TSE até 6 meses antes do pleito, no dia 02 de abril.