2 de junho de 2012 às 09h30min - Por Mário Flávio

Reportagem: Fernanda Carvalho

A Secretaria Especial da Mulher inaugura na próxima segunda-feira, 4, às 9h, a nova sede do Centro de Referência da Mulher Maria Bonita (CRMMB). O novo centro funcionará na Rua Felipe Camarão, nº 93, no bairro Nossa Senhora das Dores e foi projetado para atender um número maior de mulheres vítimas de violência doméstica e sexista. Na ocasião, além da inauguração do CRMMB, na presença de autoridades públicas e sociedade civil, será lançada também uma cartilha de orientação com dicas de como a vítima deve proceder em casos de agressão. A cartilha é ilustrada com xilogravuras para que as mulheres que não tiveram oportunidade de aprender a ler possam acompanhar o conteúdo.

Em nova localidade, saindo do bairro São Francisco e deslocando-se para o centro da cidade para oferecer acesso mais amplo, o CRMMB foi reestruturado para disponibilizar atendimento específico em maior quantidade. Novos computadores de mesa, notbooks, mobiliário mais moderno e dois automóveis são algumas das modificações do núcleo. Os dois carros adquiridos têm por intuito ampliar a mobilidade das usuárias do serviço e da equipe técnica. Os centros de referência são uma determinação da Lei Maria da Penha, que visa garantir mecanismos para que a mulher saia do ciclo de violência.

O Centro de Referência da Mulher Maria Bonita presta acolhida, acompanhamento social e psicológico e orientação jurídica para mulheres em situação de violência – doméstica e/ou sexista, familiar, psicológica, patrimonial, moral – e vulnerabilidade social. A equipe do núcleo conta com advogadas, assistentes sociais e psicólogas.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro