9 de junho de 2012 às 11h00min - Por Mário Flávio

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) faz um importante alerta sobre as ligações temporárias de energia das barracas de fogos de artifício, comuns no período junino. Por se tratar da comercialização de produtos altamente explosivos, os cuidados com as instalações elétricas devem ser redobrados para evitar curtos-circuitos ou sobrecargas e, consequentemente, detonações. O serviço deve ser solicitado exclusivamente à concessionária.

O gerente do Departamento de Expansão e Novas Ligações Celpe, Aldo Formiga, explica que a Celpe apenas promove a ligação de energia nas barracas mediante a comprovação de que o local foi previamente vistoriado pelo Corpo de Bombeiros e pela administração municipal. As instalações elétricas devem atender aos requisitos mínimos de segurança estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os comerciantes dos pontos licenciados para venda deste tipo de material também devem dispor de extintores de pó químico seco e placas de proibido fumar.

Para solicitar uma ligação temporária basta comparecer a uma Agência de Atendimento Celpe e apresentar a licença da prefeitura, documentos de identificação (RG e CPF) e informar a carga elétrica que será utilizada. Após o pedido da instalação, uma equipe especializada se dirige ao local para executar o serviço.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro