25 de janeiro de 2012 às 13h00min - Por Mário Flávio

O Regime Próprio de Previdência Social de Caruaru (Caruaruprev) cumpriu algumas mudanças em relação ao repasse das aposentadorias e pensões, de acordo com determinação Federal, que  definiu a possibilidade de migrar o recebimento dos salários para qualquer banco. A Caixa Econômica Federal deixa de ser a única opção, apesar de receber o repasse direto da entidade, terá o papel de redirecionar para os bancos escolhidos pelos segurados.

Isso define o processo de portabilidade de salário, que dá ao funcionário o direito de solicitar a transferência do crédito de salário ou similar, feito pelo empregador, para o banco de sua preferência, sem cobrança de tarifa ou custos adicionais.  A determinação está ativa desde 1º de janeiro de 2012, de acordo com as Resoluções 3402 e 3424 do Conselho Monetário Nacional. Os funcionários do setor privado já possuem esse direito desde 2009.

Outra novidade é que todos os aposentados ou pensionistas recebam seus salários através de conta salário ou conta corrente, não sendo mais aceito conta poupança.  As pessoas que só possuem conta poupança terão que abrir uma conta salário ou corrente para continuar a receber de forma regular. A realização da mudança pode ser feita na sede do Caruaruprev. É necessário que o segurado traga RG, CPF, comprovante de residência e o número de sua conta.
Para se adequar a estas novas exigências, o Caruaruprev informou que realizou modernização no sistema de folha de pagamento. No entanto, houve problemas operacionais em cerca de 200 contas. Nestes casos as pessoas deveriam ter recebido o salário ontem (24), porém o dinheiro não caiu em conta. De acordo com a entidade, a situação desses segurados foi regularizada, tendo seus salários disponíveis em a partir desta quarta-feira (25).

Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro