5 de setembro de 2012 às 12h30min - Por Mário Flávio

Tomou posse o mais novo membro do Pleno Eleitoral do Tribunal Regional de Pernambuco (TRE-PE), o Desembargador Janduhy Finizola, que assumirá, pelos próximos dois anos, a vaga deixada pelo magistrado Carlos Damião Lessa, no lugar reservado na Corte aos juízes de Direito. A cerimônia, comandada pelo Desembargador-Presidente do TRE-PE, Ricardo Paes Barreto, contou com a presença de várias personalidades do mundo jurídico, dentre elas: o Deputado estadual Guilherme Úchoa (presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco); a advogada Dra. Virgínia Pimentel (Secretária de Assuntos Jurídicos da Prefeitura do Recife), representando o Prefeito João da Costa; o Desembargador Patriota Malta, representando a mesa-diretora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE); e o advogado Dr. Henrique Mariano (presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, em Pernambuco).

Em seu discurso, o novo membro do TRE expressou a honrosa missão de assumir o cargo de desembargador eleitoral que, em suas palavras, “muito dignifica e não possui o condão de se transformar em um trabalho de difícil realização”. Lembrou que o maior compromisso, enquanto julgador, “é defender, a todo custo, a vontade popular expressada nas urnas e velar pela normalidade e a legitimidade das eleições”. Agradeceu a todos àqueles que contribuíram de forma direta e indireta para o ingresso dele nesta casa, frisando que se sente “um depositário das boas expectativas”. Além disso, ressaltou a participação imprescindível da imprensa, “cuja atuação empresta a devida transparência ao processo eleitoral”. E finalizou sua fala com um pensamento do célebre ensaísta francês Jean de La Bruyére, que diz: “não há no mundo exagero mais belo que a gratidão”.

O magistrado já traz na bagagem a experiência de juiz substituto da 5ª Vara Cível no Recife, tendo sido, também, desembargador eleitoral substituto em 2009 e 2011, além de exercer a função de juiz corregedor eleitoral da 4ª Região de 2008 a 2010. Jundahy Finizola é natural do Recife e passou a infância em Caruaru em companhia do pai Jandhy Finizola, conceituado compositor parceiro de Luiz Gonzaga.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro