Caruaru vai sediar primeira edição interiorana do REC’n’Play e inaugurar nova sede do Armazém da Criatividade

Mário Flávio - 24.07.2025 às 18:45h

Pela primeira vez em sua história, o festival REC’n’Play — referência nacional em inovação, tecnologia, empreendedorismo e cultura — será realizado fora da capital pernambucana. Entre os dias 28 e 30 de agosto de 2025, o evento chega a Caruaru, marcando a inauguração da nova sede do Armazém da Criatividade, instalada na histórica Fábrica Caroá. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (24) pela governadora Raquel Lyra, que celebrou a expansão do ecossistema de inovação para o Agreste do Estado.

“Está marcada a data do primeiro Rolê REC’n’Play Caruaru. Um evento que já é consolidado no Recife há muitos anos agora chega ao Agreste pernambucano, celebrando a inauguração do novo Armazém da Criatividade. Só neste evento, que acontece de 28 a 30 de agosto, serão investidos R$ 1,5 milhão para impulsionar um novo ecossistema de ciência, tecnologia e inovação, promover rodadas de negócios, fortalecer a economia criativa e garantir mais geração de emprego e renda para a nossa gente. É o Porto Digital marcando presença no interior do Estado”, afirmou a governadora.

A nova sede do Armazém da Criatividade de Caruaru é fruto de um investimento total de R$ 44,5 milhões, o maior contrato de gestão já firmado entre o Governo de Pernambuco e o Porto Digital. O espaço conta com 2.500 m² de área construída e estrutura moderna voltada à prototipagem, qualificação, apoio a negócios criativos e tecnológicos. Os recursos são provenientes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti/PE) e da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), responsáveis pela requalificação completa da antiga Fábrica Caroá.

De acordo com a secretária estadual Mauricélia Montenegro, o novo espaço representa um marco para a interiorização da inovação. “Trata-se de um equipamento estratégico, que vai ampliar oportunidades, formar talentos e atrair investimentos para o Agreste pernambucano.”

A expectativa é que o Rolê REC’n’Play em Caruaru reúna cerca de 3 mil participantes ao longo de três dias de programação gratuita voltada para estudantes, empreendedores e profissionais da região. Estão previstas 100 atividades, como palestras, oficinas, shows, experiências imersivas, competições e mostras interativas em arenas temáticas — incluindo Arena Gamer e Arena de Robôs. Haverá também ações voltadas ao público infantil.

Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, destacou a importância do movimento: “Estamos entregando mais do que um imóvel requalificado. Este é um espaço onde ideias ganham forma, talentos são revelados e sonhos se tornam projetos concretos. É a prova de que o interior tem força, criatividade e capacidade para liderar a nova economia do conhecimento”.

A nova sede já nasce integrada a uma ampla rede de parcerias com instituições como Softtex, Tapioca Valley, Sebrae, Senac, CESAR School, IFPE, UFPE, UPE, além da Prefeitura de Caruaru.

Mais detalhes sobre a programação do festival serão divulgados em breve nos canais oficiais do Governo de Pernambuco e do Porto Digital.