20 de março de 2020 às 20h50min - Por Mário Flávio

A Prefeitura de Caruaru publicou nesta sexta (20) portaria com novas restrições preventivas ao coronavírus, que visam diminuir a quantidade de pessoas em circulação em Caruaru. O anúncio das medidas foi feito pela prefeita Raquel Lyra durante transmissão ao vivo nas redes sociais, nesta tarde. De acordo com ela, o foco das ações dos órgãos municipais será o atendimento de serviços essenciais, na assistência, saúde e infraestrutura.

Ficou definida a suspensão de todas as licitações que requerem acesso presencial de interessados. Já a partir de domingo (23), seguindo medidas do governo de Pernambuco, será suspenso o funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais e de serviços na cidade, excetuando-se agências bancárias, padarias, mercadinhos, farmácias, postos de gasolina, casas de ração animal, depósito de gás butano e de água mineral.

Também a partir do domingo, todas as obras de caráter não emergencial, públicas e privadas, excetuando-se as obras essenciais, estarão suspensas.

Atendimento ambulatorial não emergencial e cirurgias eletivas também estão suspensos em toda a rede pública. A Secretaria de Saúde vai regulamentar essa definição para que seja feito o atendimento essencial, como o atendimento a gestantes. Mas, em regra geral, todas as cirurgias eletivas e atendimento ambulatorial estão suspensos.

Atendimento ao público em todos os órgãos da prefeitura de Caruaru está suspenso, excetuando-se serviços essenciais, ligados à saúde, assistência e Central de Abastecimento de Caruaru (CEACA), a serem definidos em regulamento próprio de cada pasta.

A prefeitura está regulamentando como serão as feiras livres de alimentos. Só serão permitidas feiras livres de alimentos com toda a regulamentação que está sendo tratada no que diz respeito à distancia entre bancos,. Além disso, será reforçada a orientação de que pessoas idosas não vão a feira e, se forem, que passem o mínimo de tempo possível no local.

FUNCIONAMENTO DE AGÊNCIA BANCÁRIAS

  • Horário de atendimento específico para idosos, pensionistas e pessoas não-alfabetizadas, com comprovação por meio de RG – 8h às 11h da manhã
  • Serviços apenas de saque, depósito e pagamento para demais clientes – 11h às 14h
    *Observando a capacidade de 50 pessoas por ambiente.

BARREIRAS SANITÁRIAS
A partir de segunda-feira (23), serão criadas barreiras sanitárias fixas e móveis em torno do município de Caruaru para restringir o acesso terrestre de veículos de quaisquer outras localidades. Essas barreiras serão regulamentadas pela Secretaria de Ordem Pública e será feita uma operação conjunta dos diversos órgãos municipais, com apoio de órgãos do estado e governo federal.

ATENDIMENTO POR TELEFONE
A Secretaria Municipal de Saúde lançará serviço de atendimento por telefone ao idoso, pela AME Saúde do Idoso. Haverá um Call Center específico 0800 para atender a população acometida pelo Coronavirus. Também será definida uma estratégia para vacinação da influenza, com atendimento a idosos em Casa. Será feita divulgação específica dessas ações para a população de Caruaru nos próximos dias.

DIVULGAÇÃO
A prefeitura também se comprometeu a divulgar uma lista com relação de mercadinhos e estabelecimentos com entregas por delivery para facilitar o acesso da população a serviços remotamente.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro