
O município de Caruaru recebeu o último encontro da Pactuação de Metas 2025, iniciativa promovida pela Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE) para consolidar compromissos com o fortalecimento da gestão pedagógica e a elevação dos indicadores educacionais no Estado. O evento aconteceu no Centro de Convenções do Senac e reuniu cerca de 600 profissionais das Gerências Regionais de Educação (GREs) Agreste Centro Norte, Agreste Meridional, Mata Norte, Mata Sul e Vale do Capibaribe.
A proposta da pactuação é alinhar metas institucionais e individuais ao planejamento estratégico da educação em Pernambuco, com foco na execução da proposta pedagógica e na garantia da aprendizagem dos estudantes da Rede Estadual. Durante o evento, foi assinado o Termo de Compromisso e Responsabilidade, formalizando as metas a serem perseguidas ao longo do ano letivo de 2025.
O secretário de Educação de Pernambuco, Gilson Monteiro, celebrou os avanços obtidos com a realização descentralizada dos encontros. “A pactuação de metas busca promover as melhores práticas e ajustar os índices de desenvolvimento da educação no Estado. Desta vez, obtivemos um resultado ainda mais exitoso ao descentralizar os encontros. Mais do que números e indicadores, enxergamos, dentro desse processo mais amplo, as pessoas e as equipes por trás dos resultados. Por isso, consideramos que o objetivo foi plenamente alcançado”, afirmou.
A programação incluiu uma acolhida cultural feita por estudantes, falas institucionais e palestra formativa com Claudia Zuppini Dalcorso, diretora e cofundadora da Elos Educacional. A especialista abordou o tema “Pacto pela aprendizagem: o papel estratégico da gestão escolar”, reforçando o protagonismo dos gestores no avanço da qualidade da educação.
A secretária executiva de Gestão de Rede, Cassiana Lima, destacou o caráter colaborativo do processo: “Esse é um momento muito importante em que nos reunimos com os gestores para aprimorarmos o planejamento e definirmos as metas que serão trabalhadas ao longo do ano. Todo esse processo é construído de forma colaborativa, envolvendo toda a rede”.
Além de inspirar e alinhar práticas, o encontro fortaleceu estratégias voltadas para o avanço de indicadores como o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o Idepe (Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco), o Saepe (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco) e o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
“Hoje estamos fortalecendo toda a política de melhoria e avanço que o Governo do Estado de Pernambuco vem implementando nos últimos anos. Este é um momento importante de pactuação, no qual definimos, de forma conjunta, as metas a serem alcançadas. Essa troca de experiências e resultados nos permite alinhar objetivos, traçar estratégias mais eficazes e seguir avançando na melhoria dos nossos indicadores educacionais”, avaliou o gerente da GRE Agreste Centro Norte – Caruaru, Cícero Silva.
A programação foi encerrada com a apresentação do gestor governamental da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), Eduardo Nascimento, que detalhou as metas para o ano de 2025.