23 de maio de 2013 às 07h25min - Por Mário Flávio

A Conferência das Cidades em nível municipal começa em Caruaru nesta quinta (23) e segue até sexta (24), no auditório da FAFICA, de 8h às 13h. Esta é a primeira vez que Caruaru realiza o evento. Com o tema: “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já!” objetivo é ampliar o debate acerca dos desafios necessário para tornar o espaço urbano um local mais justo, fazendo isso através do debate com a sociedade.

Na abertura do evento estarão presentes o prefeito, José Queiroz, o secretário de Planejamento e Gestão Kleber Macedo e a secretária de Participação Social Louise Caroline, que explanarão sobre a importância da participação social e das metas da conferência. Em seguida os presentes serão divididos em salas temáticas para as discussões específicas sobre: saneamento e meio ambiente, política municipal de habitação, desenvolvimento econômico sustentável, acessibilidade e mobilidade, transporte e trânsito, regularização fundiária no município, cidade segura para as mulheres. No segundo dia as sugestões serão apresentadas a todos, que votarão nas prioridades e será redigido o documento final. Na ocasião também será eleito o Conselho das Cidades.

A conferência das cidades é um evento nacional, realizado nas esferas municipal, estadual e federal. “Este é um dos primeiros projetos do Governo Federal que inverte a pirâmide de decisões de investimentos nos municípios. Pois a etapa nacional da conferência é a ultima parte do processo, oportunizando assim, que todos os municípios participantes já tenham suas solicitação definidas, bem como os estados, que compreendem o segundo momento das conferências. Queremos que Caruaru seja participativa em todos os momentos, pois é a oportunidade da sociedade ajudar a definir prioridades para o lugar onde vivem”, destacou Kleber Macedo.

Nos meses de abril e maio alguns setores da sociedade civil organizada realizaram pré-conferências. Entidades como: ACACE, COMUD, associações de moradores, FAVIP, ACIC Jovem e Movimento Ciclista de Caruaru traçaram três sugestões, que também serão apresentadas no dia da votação. A conferência é aberta ao público e pretende reunir cerca de 200 participantes.

Programação:
1° Dia (23.05)
8h às 9h- Credenciamento
9h às 10h- Solenidade de abertura
10h às 10h30- Intervalo
10h30 às 13h- Grupos de trabalho

2° Dia (24.05)
8h às 9h- Recepção
9h às 9h30- Solenidade de abertura
9h30 às 10h- Votação das propostas
10h às 10h30- Intervalo
10h30 às 11h30- Apresentação das propostas mais votadas
11h30 às 12h30- Eleição do conselho
12h30 às 13h- Encerramento


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro