Caruaru realiza atividades em alusão à Semana Nordestina de Visibilidade Trans

Mário Flávio - 27.01.2015 às 11:25h

A Secretaria da Mulher realizará na próxima quarta-feira, 28, ações alusivas à II Semana Nordestina da Visibilidade Trans. As atividades têm por objetivo ressaltar a importância da diversidade e respeito para as pessoas Trans, representado por travestis, transexuais e transgêneros.

A Semana Nordestina de Visibilidade Trans foi idealizada para que a sociedade conheça mais do universo e os problemas que acometem as pessoas trans, um desses problemas está ligado a violência, onde nosso Estado ainda ocupa o segundo lugar no índice de violência a travestis e transexuais.

A programação em caráter regional terá inicio na manhã desta quarta-feira, 28, no Museu do Barro, com a entrega do troféu Monique Rodrigues, prêmio máximo concedido às pessoas que atuam no desenvolvimento das políticas públicas voltadas para população trans. Ás 9h, a Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (Amotrans-PE) concederá ao prefeito José Queiroz a honraria, como forma de reconhecimento pela iniciativa de implementação da assessoriade Políticas LGBT, ligada à Secretaria Especial da Mulher e Direitos Humanos, assim como da lei que regulamenta o uso do nome social das pessoas trans no município de Caruaru.

Dando continuidade à programação, após a entrega do prêmio será aberta a exposição intitulada “Duas Lendas Vivas do Movimento Trans”. Composta por 20 fotos, a mostra conta a história de vida de duas militantes do movimento nacional trans, Keila Simpson e Jovanna Baby. A mostra tem por intuito estimular novas ativistas a ingressarem no movimento, tendo como objetivo buscar melhores condições de vida para a população de pessoas trans.

No dia 29, a partir das 19h, as atividades continuam no Centro Acadêmico da Universidade Federal de Pernambuco, onde uma mesa redonda, composta pela professora Alene Lages, a secretária da Mulher, Katherine Lages, e a ativista trans Aleksya Torres discutirão o tema “A visibilidade trans no Agreste Pernambucano – Cidadania, Identidade e Emancipação.

Para o gerente em direitos humanos da Secretaria Especial da Mulher, Aristóteles Veloso, essa atividade tem como principal objetivo, como o próprio nome já diz, visibilizar os principais problemas que acometem essa parcela de nossa população, procurando, em parceria com o poder público estadual e federal, soluções e propostas para garantir direitos as pessoas trans, além de provocar nossa sociedade para refletir sobre esse tema específico.