6 de maio de 2015 às 17h47min - Por Mário Flávio

A Prefeitura de Caruaru criou mais um canal de transparência para a população ter acesso às informações dos investimentos e despesas do município. Após seis anos do lançamento do Portal da Transparência, foi criada a sala do Portal da Transparência, o espaço deve atender ao público para tirar dúvidas, promover o diálogo e fornecer informações sobre a gestão municipal. A sala foi uma iniciativa da Secretaria da Fazenda Municipal, que decidiu atender de forma ainda mais completa a solicitação do Ministério da Justiça, que solicitou a criação de um Serviço de Informações ao Cidadão- SIC, uma linha telefônica para tender de forma direta as solicitações ou dúvidas da sociedade quanto às informações do Portal. 

No Portal da Transparência de Caruaru estão todos os documentos, atos oficiais e decisões governamentais referentes à gestão pública, exceto as informações consideradas sigilosas pelos termos legais. O espaço foi criado em cumprimento à Lei de Acesso à Informação nº12. 527 Art. 10, que regulamenta a transparência nas informações de interesse público e a interação entre o governo e os cidadãos. A gestão do portal e a sala são de responsabilidade da Controladoria Municipal, que atua com equipe especializada para manter os dados atualizados e o acesso ativo.

A controladora do município, Magali Souza, considera a nova sala um diferencial importante para estimular a cidadania e o desenvolvimento do município. “É de fundamental importância que o cidadão acompanhe os serviços prestados pelo município e a forma com que os gastos públicos estão sendo distribuídos. Sempre repito que a sociedade precisa cumprir seu dever de fiscalização, para que o município possa gerir da melhor forma e atender adequadamente aos serviços”, afirmou.

As pessoas que desejarem solicitar alguma informação sobre qualquer setor e secretaria, deve encaminhar seu pedido pela internet, através do site da prefeitura (http://www.caruaru.pe.gov.br/), no ícone Transparência. Pode também enviar e-mail para: portaldatransparencia@caruaru.pe.gov.br ou entrar em contato pelo telefone (81)3723.5817.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro