5 de julho de 2012 às 19h18min - Por Mário Flávio

A prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Saúde, inaugurou na manhã desta quinta (05), a Unidade de Referência em Saúde Mental, que funcionará no prédio do Hospital Municipal Manoel Afonso. A iniciativa é mais um esforço do governo municipal para que haja a reestruturação da Rede de Saúde Mental na cidade. A solenidade contou com a presença do prefeito Zé Queiroz (PDT), da Secretária de Saúde, Aparecida Souza, dentre outros integrantes do governo.

O local abrigará seis leitos de internação e um de observação e contará com uma equipe de psiquiatras, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos em enfermagem, além dos profissionais da segurança e serviços gerais. Além do auxílio dos profissionais do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

Foram comprados equipamentos novos e modernos que auxiliarão os profissionais no atendimento dos usuários. Monitores, camas, sofás, climatizadores, mesas, material para consultório, TVs de plasma, equipamentos de enfermaria e escritório são alguns dos investimentos feitos pela Secretaria de Saúde.

A unidade funcionará integrada ao Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (SAMU), uma vez que, o município passou a oferecer o serviço de psiquiatria 24h no atendimento móvel. Ou seja, o primeiro contato do paciente será com o médico socorrista e o psiquiatra, em seguida eles avaliam a necessidade de internamento.

Vale lembrar que a ideia de reestruturação proposta pelo Ministério da Saúde é que não existam manicômios, daí a implantação do novo formato de emergência no município, segundo a Coordenadora da Saúde Mental, Rita Acioli. “A intenção é que os pacientes mentais não passem muito tempo internos, mas sim, que haja reinserção dele na sociedade, que ele possa conviver com a doença de forma controlada, sem que o isolamento seja necessário”, salienta.

A nova unidade funcionará no prédio do Hospital Manoel Afonso


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro