8 de janeiro de 2014 às 07h25min - Por Mário Flávio

Ferramenta da Secretaria de Participação Social em Caruaru, o Gabinete Digital foi lançado em abril de 2013 e desenvolveu suas primeiras atividades em meio a um contexto de mobilização cidadã nas mídias sociais. Para 2014, uma das metas do gabinete é estabelecer um plano de gestão em mídias sociais que priorize o diálogo e atendimento aos cidadãos caruaruenses, através de uma proposta de SAC 2.0.

Isso significa transformar os canais do Gabinete Digital em pontes de diálogo e solução de demandas, relacionadas diretamente à agenda de ações do prefeito José Queiroz. Atualmente o gabinete atua em quatro plataformas: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Todos os questionamentos de usuários nas mídias sociais deverão ser respondidos, conforme as informações repassadas pelas secretarias e departamentos de serviços municipais.

Além disso, os perfis também servirão para dar suporte ao engajamento no ciclo do Orçamento Participativo 2014 e em programas da Gerência de Participação Digital desenvolvidos pelo Gabinete. No ano passado, dois programas foram colocados em prática: o Prefeito Responde, em que foi respondido questionamento sobre a proibição do uso de armas de fogo por guardas municipais; e a Agenda Colaborativa, da qual resultou a indicação de pavimentação e saneamento das duas ruas que compreendem a avenida principal do bairro Luiz Gonzaga, através de ação do programa Prefeitura nas Ruas.

Para o gerente de Participação Digital, Daniel Finizola, 2014 será o momento de consolidar a democracia 2.0 em Caruaru. “Teremos um novo ciclo de ações, no qual mais pessoas vão se mobilizar, através desses mecanismos que estarão disponíveis à população para consulta, monitoramento e fiscalização. Vamos exercitar a Governança Digital e estimular a colaboração das pessoas no desenvolvimento do município”, destacou.

GESTÃO DE CONTEÚDO – Com o objetivo de estabelecer de forma profissional essa gestão em mídias sociais, foi realizada uma licitação a fim de contratar uma assessoria para gerenciar os canais da prefeitura e do Gabinete Digital. A empresa vencedora foi a Le Fil Comunicação, que terá uma equipe de jornalistas para traçar estratégias de monitoramento, atendimento e conteúdo dos perfis virtuais da gestão e de participação.


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Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro