19 de julho de 2012 às 17h32min - Por Mário Flávio

O Governo Federal anunciou nesta quinta-feira (19) o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Médias Cidades, em reunião de trabalho entre a presidente Dilma Rousseff e representantes dos 75 municípios, que poderão ser beneficiados com a iniciativa. Ente essas cidades, estão dois município pernambucanos, Caruaru e Olinda.

Os recursos, na ordem de R$ 7 bilhões, serão liberados por meio de financiamento para cidades com menos de 700 mil habitantes e mais de 250 mil, ou para governos estaduais, com a anuência dos municípios envolvidos. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as 75 cidades têm grande importância econômica para o país e estão distribuídas em 18 estados brasileiros. Além das duas pernambucanas, estão entre essas cidades avaliadas Uberlândia e Uberaba, em Minas Gerais, Ribeirão Preto e Limeira, em São Paulo, e Cuiabá e Várzea Grande, no Mato Grosso. Além disso, 51% estão regiões metropolitanas.

Os municípios deverão elaborar o projeto executivo para execução das obras de mobilidade urbana e poderão apresentar até duas propostas. A inscrição da Carta Consulta deverá ser feitas por meio de formulário eletrônico, disponível no site do Ministério das Cidades (www.cidades.gov.br), a partir do dia 23 de julho até o dia 31 de agosto. Haverá uma pré-seleção entre 3 de setembro e 1º de outubro, para o enquadramento das propostas, além de reuniões presenciais para entrevistas e análise final até o dia 29 de novembro. A divulgação das cidades selecionadas será no dia 30 de novembro.

Capital do Agreste

No caso de Caruaru, segundo pesquisa divulgada em maio, no jornal Folha de Pernambuco, 17& dos caruaruenses avaliaram que Trânsito e Mobilidade devem receber mais ações de desenvolvimento. Segundo o secretário de Planejamento da Prefeitura de Caruaru, Ricardo Goes, a gestão vem trabalhando para que o plano de mobilidade da cidade dê certo. Um dos exemplos, segundo ele, está no trabalho que está sendo realizado há mais de três anos e começou com a criação da Destra, concursos de agentes e guardas municipais, implantação de semáforos modernos, entre outras ações.

O plano focado em mobilidade foi anunciado durante reunião entre Dilma Rousseff e representantes dos municípios – Crédito: Wilson Dias/ Abr


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro