2 de fevereiro de 2016 às 06h55min - Por Mário Flávio

Nesta terça-feira (2), os Cartórios de Registro Civil do Estado do Pernambuco e a Receita Federal vão lançar o serviço de emissão de CPF para recém-nascidos diretamente nas certidões de nascimento. O serviço será gratuito. Por meio da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Pernambuco, a iniciativa atingirá todos os 296 Cartórios de Registro Civil do Estado.

Eles emitem, em média, 11.500 mil registros de nascimento por mês. Pernambuco será o quinto Estado da Federação a abraçar este projeto, que já funciona em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná. De acordo com a Receita Federal, de janeiro a novembro de 2015 foram emitidos 59 mil números de CPF para menores de um ano de idade em todos os estados do Brasil.

A inscrição do recém-nascido também permitirá aos pais incluírem imediatamente seus filhos em planos de saúde, que normalmente exigem o CPF, assim como para acesso aos medicamentos fornecidos pelo Governo e abertura de contas bancárias em nome da criança. O sistema também já está adaptado para permitir o cadastro da filiação independentemente do gênero que compõe a família.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro