Nesta sexta-feira (26), o Governo de Pernambuco anunciou que, no Carnaval de 2024, a Polícia Militar usará câmeras individuais corporativas (bodycams) no Galo da Madrugada, no Recife Antigo e em Olinda.
De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), a tecnologia traz benefício para o cidadão e para o policial envolvido no atendimento da ocorrência, preservando os direitos do cidadão e o exercício da atividade policial nos limites da lei.
“O uso das bodycams reforça a transparência da ação do Estado, ao mesmo tempo que fortalece as boas práticas e a cultura institucional de atuação técnica e legal da Força. Também será responsável por ações preventivas e repressivas, visando a garantia da ordem pública e a preservação da vida”, diz nota oficial da SDS.
“Começaremos pelo Galo da Madrugada com uma bodycam por patrulha lançada e, durante o Carnaval, também iremos atuar no Recife Antigo e Olinda”, afirma Alessandro Carvalho, secretário de Defesa Social. O planejamento operacional para o Galo da Madrugada é de quase 100 patrulhas lançadas.
Pela primeira vez, o esquema de segurança para a folia também deve contar com equipamentos de reconhecimento facial.
“Nós faremos o fechamento do Recife Antigo. A Ponte Giratória já está fechada (em obras). Então, nas outras três pontes, nós teremos controle de acesso das pessoas com câmeras de reconhecimento facial cruzando com os dados do Banco Nacional de Mandatos de Prisão. Isso ocorrerá também no Sítio Histórico de Olinda”, afirmou o secretário estadual.