Este foi o saldo da campanha ambiental dos produtores pernambucanos de cana de açúcar realizada na Zona da Mata Sul do estado. A quantidade do material coletado preencheu dois caminhões e serão reciclados e transformados em produtos de uso diversos. A iniciativa foi da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) que convocou os produtores da região para espontaneamente entregarem os recipientes vazios no pátio da Usina Pumaty.
Segundo o vice-presidente da AFCP, Paulo Giovanni, coordenador da Campanha Ambiental Campo Limpo, a retirada do material da natureza foi fundamental para proteção do meio ambiente. “Além de evitar a poluição da natureza, também cuidamos da saúde humana e dos animais, com e retirada desse passivo ambiental que, se reutilizadas erroneamente para outros fins, como, armazenagem de produtos, poderiam causar sérios prejuízos”, conta.
Além da AFCP e da Usina Pumaty, a campanha ambiental também contou com a parceria da Associação dos Revendedores de Produtos Agropecuários do Nordeste (Arpan) e da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro). O dirigente informa que o órgão público acompanhou e fiscalizou a entrega dos recipientes na semana passada, e a Arpan vai encaminhar o material coletado para uma fábrica em São Paulo. As embalagens serão transformadas em produtos de usos diversos, passando a ter utilidade social novamente.