2 de maio de 2012 às 13h43min - Por Mário Flávio

A Secretaria de Saúde de Caruaru lança neste sábado, 05, a Campanha de Vacinação contra a Gripe e segue até o dia 25 de maio. Um exército com mais de 300 profissionais da saúde devem participar da campanha. As 42 unidades de Saúde da Família estarão abertas nos períodos da manhã e tarde, de segunda a sexta-feira, para atender a população, além de sete Centros de Saúde. No dia “D” que ocorre neste sábado, serão montados também pontos de vacinação no Marco Zero da cidade das 7h às 14h. No North Shopping Caruaru e nos supermercados Atacadão Extra no Vassoural e no Bonanza do Maurício de Nassau também serão montadas estruturas para atender o público-alvo. O Ministério da Saúde disponibilizou para Caruaru 24 mil doses da vacina.

A campanha deste ano é voltada para idosos, gestantes, crianças maior de 6 meses e menor de dois anos, além dos trabalhadores da área da saúde, como agentes de endemias, equipes do saúde da família, médicos, enfermeiros e pessoal de recepção, limpeza, segurança e motoristas que trabalham em hospitais, postos e centros de saúde. As crianças que ano passado tomaram duas doses, devem retornar aos pontos de vacinação para tomarem a última dose.

De acordo com Sandra Carvalho, Coordenadora do Programa Nacional de Imunização, a vacina da gripe desde ano também é trivalente. “A vacina é composta por um vírus similar ao da influenza A da Califórnia (H1N1), ao da influenza A do Perth (H3N3) e ao vírus tipo B de Brisbane. O Instituto Butantan é o único fornecedor nacional da vacina que está sendo utilizada nesta campanha. Ela é inativada por formaldeído, apresenta timerosal como conservante, é produzida por crescimento viral em ovos embrionados de galinha, purificada, inativada e ajustada à concentração internacionalmente determinada em normas de produção”, explica.

Carvalho acrescenta ainda que existem contra indicações da dose. “Pessoas com reação alérgica a ovo de galinha ou que apresentaram reações quando tomaram ano passado, não podem se vacinarem”, explica.

 


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro