4 de dezembro de 2017 às 17h43min - Por Mário Flávio

A campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de bovinos e bubalinos terminou no último dia 30 de novembro, mas continua em Caruaru. Os pecuaristas do município que ainda não vacinaram o gado, têm até a próxima sexta-feira (08) para adquirir a vacina, gratuitamente, na sede da Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural (Suder). A única exigência é que o produtor esteja cadastrado na Adagro e os animais precisam ter entre zero e dois anos. É necessário que o produtor leve um isopor com gelo para transportar a vacina. A perspectiva é imunizar 1000 animais até o final da campanha local.

Para garantir a imunização dos animais do município, a prefeitura fez a compra de 3.000 doses da vacina, mas até agora, apenas 679 animais foram vacinados. Paralela à entrega das doses, a secretaria está realizando uma campanha de vacinação in loco com os produtores rurais cadastrados e está disponibilizando, por distrito, a ida de uma equipe às propriedades para a realização do procedimento nos rebanhos. Esta semana, a ação está sendo realizada no Terceiro Distrito Rural, e irá passar pelos sítios Serra Velha, Serra Verde, Saquim, Guaribas, Riacho do Veado, Gonçalves Ferreira. Já foram contemplados o Primeiro e o Segundo distritos.

Em Pernambuco, cerca de 520 mil animais receberam a dose. Quem não vacinou o gado, ficou impedido de retirar a guia de trânsito animal (GTA) e de participar das linhas de crédito do governo, além de correr o risco de ter a propriedade interditada.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro