3 de fevereiro de 2014 às 22h52min - Por Mário Flávio

20140203-224356.jpg

Começa nessa terça-feira (04) mais um período legislativo na Câmara Municipal de Caruaru. A Casa Jornalista José Carlos Florêncio passa por um dos piores momentos da história e um inferno astral que parece não ter fim. Em menos de dois meses, dez vereadores foram presos, alguns por três vezes, afastados das funções legislativas e outros dez suplentes assumiram as cadeiras em exercício. A prisão dos edis desencadeou uma série de problemas antes nunca expostos na chamada Casa do Povo.

Com a nomeação dos suplentes, a Casa passou a pagar o salário a 33 vereadores, com isso, o presidente Leonardo Chaves teve que demitir 90 assessores, todos ligados aos parlamentares afastados. A decisão foi para não extrapolar o limite de 70% gastos com a folha de pessoal, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. Os vereadores lutam na justiça para reassumir as funções e cinco edis tentam obter habeas corpus para se livrar de uma prisão preventiva. Dois deles (Evandro Silva e Val das Rendeiras) ainda estão presos e Neto, Val e pastor Jadiel Nascimento seguem foragidos com direito a cartaz de procurado do Disque-Denúncia.

O inferno astral segue na Casa com o carro oficial da presidência sendo flagrado numa blitz ás 2h de uma sexta para o sábado no Recife. Com o motorista sendo autuado por embriaguez. A Câmara abriu processo para saber quem conduzia o Corolla da Casa, já que ainda não se sabe quem era o motorista bêbado. A expectativa dos eleitores e analistas políticos é que a Casa passe por num novo momento, já que esse período legislativo inicia sob a desconfiança da maioria dos caruaruenses, principalmente por uma Casa cheia de vícios, com políticos que não se preocupam muito com a opinião pública.

EXPECTATIVA – A defesa dos 10 vereadores investigados pela Operação Ponto Final entra na manhã dessa terça-feira (04) com o pedido de apelação junto ao Tribunal de Justiça para que os parlamentares voltem a exercer as funções legislativas.

EXPECTATIVA II – O Desembargador Gustavo Lima estava em férias e volta para analisar o pedido de habeas corpus da defesa para que as prisões dos vereadores Neto, Evandro Silva, Val, Val das Rendeiras e Pastor Jadiel Nascimento sejam relaxadas. Na prisão dos dez edis foi ele quem concedeu o direito a todos.

SEM AUTONOMIA – O secretário de Educação de Caruaru, Welson Costa, esteve no programa Conteúdo dessa segunda-feira. Mais uma vez ele afirmou que não tem autonomia financeira na Pasta. Diante do cenário muitos educadores se perguntam o que ele está fazendo lá?

DOSSIÊ – Sismuc e ATEC preparam o dossiê para mostrar que a merenda oferecida nas escolas da rede municipal de ensino é bem diferente do que diz o cardápio oficial da prefeitura. Segundo os líderes das duas entidades, as fotos irão mostrar a realidade da educação municipal.

INTERROGAÇÃO – Os vereadores Jajá, Eduardo Cantarelli e Louro do Juá foram intimados para prestar novos esclarecimentos a Polícia Civil. Até aí tu bem, o que ninguém entendeu foi o fato de a intimação ter sido enviada a Câmara Municipal. Os vereadores estão afastados dos mandatos e não pisam na Câmara faz pelo menos dois meses.

BRT SANCIONADO – O prefeito Zé Queiroz sancionou a autorização para que a prefeitura faça o empréstimo de R$ 250 milhões para construir o BRT em Caruaru. O executivo corre contra o tempo para que o Ministério das Cidades dê o aval positivo para a liberação do dinheiro.

TRÊS DEPUTADOS – Caruaru voltou a ter três deputados na Assembleia. Com a volta de Laura Gomes a Casa passa a contar com Raquel Lyra e Tony Gel. Os três prometem debater assuntos de Caruaru diariamente na Casa de Joaquim Nabuco.

INVESTINDO EM IMAGEM – O ano promete ser bastante movimentado, tanto na Assembleia Legislativa como na campanha eleitoral. E como a ideia é prestar contas do trabalho realizado até agora, a deputada Raquel Lyra aproveitou o reinício das atividades parlamentares, para colocar no ar sua nova página pessoal, totalmente remodelada, com espaços para interatividade dos internautas e interligado com as redes sociais. O endereço: www.raquellyra.com.br.

SEMINÁRIO – Em Caruaru, a Secretaria Especial da Mulher e de Direitos Humanos inicia a formação do Conselho de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-racial (CPPIER), através de seminário que criará o Grupo de Trabalho responsável pela implantação do conselho. O encontro será realizado nesta terça (04), a partir das 19h, no Museu de Barro, no Pátio de Eventos.

PSD JOVEM – Na tarde do ultimo sábado (01) os integrantes da JPSD Pernambuco, o presidente estadual, John Silva, e o secretário de Comunicação e Mobilização, Betinho José, estiveram na capital baiana para participar da primeira reunião com lideranças jovens do PSD no Nordeste. O encontro serviu para estreitar as relações e articular ações conjuntas para a juventude entre a sessão jovem do partido nos estados nordestinos. Na reunião participaram os jovens Tadeu Henrique (JPSD – Bahia), Jorge Araujo (JPSD – Sergipe) e demais lideres.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro