Câmara de Bonito entrega honraria em nome do município

Jorge Brandão - 10.03.2022 às 20:25h
Foto: Divulgação

Dois nomes importantes para a história e o desenvolvimento do município de Bonito foram homenageados na última terça-feira (08), na Câmara Municipal. O Monsenhor Miguel e o presidente da Yazaki, Lázaro Figueiredo, receberam dos vereadores a medalha Dr. Alberto D’Oliveira, em sessão solene. Também foi entregue voto de aplausos para o diretor de Operações da Yazaki Mercosul, Emílio Garcia Garcia Junior. Autoridades bonitenses, incluindo o prefeito Gustavo Adolfo; o vice-prefeito Edson Monteiro; e os ex-prefeitos Ruy Barbosa e José Pinheiro, estiveram presentes na ocasião. O prefeito de Panelas, Ruben Lima e a presidente da Câmara Municipal de Cortês, Cristiane Oliveira, também marcaram presença.

A medalha Dr. Alberto D’Oliveira é a maior honraria do município e é entregue uma vez ao ano. O Monsenhor e Lázaro foram indicados pelo presidente da Câmara para o prêmio em 2020 e 2021, respectivamente. O religioso tem mais de 40 anos de história na cidade, já atuou como diretor dos colégios Nossa Senhora da Conceição e presidente Tancredo Neves; também foi secretário de Ação Social e durante sua administração paroquial fundou várias comunidades e capelas, principalmente na zona rural. Lázaro de Figueiredo é engenheiro eletrônico por formação e desde 2016 é o presidente da Yazaki Mercosul, coordenando assim toda a estratégia de negócios da multinacional para operações no Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. A fábrica instalada em Bonito emprega atualmente 900 pessoas da região, com previsão de chegar a 1,5 mil.

“São mais de 40 mil habitantes, é o povo de Bonito que assina junto com cada vereador esses decretos. O Monsenhor Padre Miguel faz parte da nossa vida desde sempre e a chegada da Yazaki mudou a nossa história. Bonito vive na contramão do planeta. Enquanto tudo fecha, nós estamos abrindo as portas para o futuro da juventude bonitense”, disse o presidente da Câmara, Paulo Sérgio da Silva.

Ao falar no púlpito da Casa Leônidas Vila Nova, Lázaro Figueiredo disse se sentir “gratificado e profundamente lisonjeado pelo reconhecimento”, agradeceu a toda a equipe e os esforços para a concretização do projeto. “Não foi fácil chegar aqui, a fábrica é linda, mas pra ela subir como ela subiu, foi necessário muita gente e muito trabalho. Sem a dedicação, o profissionalismo e a competência da minha equipe, nada seria possível. A nossa fábrica nasceu com a missão de honrar os valores da Yazaki. Que essa cidade possa prosperar muito e que a Yazaki possa participar desse progresso”, ressaltou.

O Monsenhor Miguel resgatou alguns momentos de toda a sua história no município. “Fico muito feliz não pelas coisas que eu já fiz, mas porque Deus me concedeu saúde e vida pra que eu pudesse fazer tudo isso pelas pessoas mais pobres porque eu sou filho de gente pobre. Eu gosto de servir, de estar sempre a dispor do meu povo”, declarou.

O evento foi encerrado com uma visita ao Centro Administrativo da Câmara de Bonito, recentemente reformado.