Calendário Acadêmico será modificado após fim da paralisação na UFPE

Mário Flávio - 19.11.2016 às 07:28h


Em reunião extraordinária do Conselho Universitário da UFPE, durante a manhã e o começo da tarde da quinta-feira (18), no Departamento de Energia Nuclear, no Campus Recife, a Reitoria garantiu que as modificações necessárias no calendário acadêmico serão feitas após o fim das ocupações nos prédios e da paralisação dos docentes. “O calendário acadêmico vai ser mantido. Ao final da greve, haverá um ajuste, considerando o tempo de paralisação, não havendo prejuízo para os estudantes. Dessa forma, o ano letivo de 2017 não terá início no dia 20 de fevereiro, como estava previsto”, esclareceu a vice-reitora Florisbela Campos.

Na reunião, também foi ratificado o compromisso de que não haverá retaliação aos estudantes por conta das ocupações que, até a manhã de hoje (18), aconteciam em 11 prédios da Universidade. Os alunos não levarão falta e não ocorrerá corte no ponto dos servidores em greve. Estes dois pontos fizeram parte do termo de acordo extrajudicial assinado ontem no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, que definiu a saída dos estudantes da Faculdade de Direito para esta sexta-feira. A realização da reunião do Conselho hoje também fez parte do termo de acordo

A desocupação do prédio da FDR pelos estudantes começou às 17h, sendo, em seguida, iniciada uma vistoria no prédio histórico da Faculdade, com a participação da direção e de professores do centro, da comissão de negociação da Reitoria, da Defensoria Pública da União, do Ministério Público Federal, da Procuradoria Regional Federal e de advogados dos estudantes que ocuparam o prédio. Segundo a comissão da Reitoria, nenhum problema foi encontrado durante a vistoria. Ao final, foi assinado um termo de entrega do prédio.