Cabo de Santo Agostinho irá lançar novo sistema inteligente de segurança pública 

Jorge Brandão - 07.04.2022 às 16:25h
Foto: Divulgação

Cabo de Santo Agostinho é uma das 20 cidades do Brasil escolhidas, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, para implantar o novo programa de Fortalecimento da Gestão Municipal de Segurança Pública. A escolha ocorre pelos investimentos e forte atuação do município no combate à violência e crime organizado. A nova plataforma de inteligência foi apresentada na sede do executivo municipal.

O programa consiste em auxiliar o município a construir sua própria estratégia de desenvolvimento da política do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), por meio de metodologias, soluções tecnológicas e capacitação assistida à implementação de gestão integrada para resultados. 

De acordo com o secretário Municipal de Defesa Social, Pablo de Carvalho, a plataforma de inteligência de segurança municipal têm custo inicial de cerca de três milhões de reais, mas estará disponível ao município a custo zero. 

“Recebemos a visita da equipe técnica da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que ficou impressionada com a profissionalização e estrutura da SMDS. O sistema visa focar na integração de todos os órgãos de prevenção e repressão, seja ele municipal, estadual ou nacional, sendo um sistema pioneiro com apoio exclusivo da Secretaria Nacional de Segurança Pública”, destacou Pablo. 

Equipe técnica da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) ficará responsável por promover a interlocução com o Ministério. Há expectativas para que o lançamento do programa de Fortalecimento da Gestão Municipal de Segurança Pública aconteça em julho, deste ano.