Bolsonaro descarta ações contra posse de Lula

Lucas Medeiros - 30.12.2022 às 19:25h
(Imagem: Reprodução/ Internet)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta sexta-feira (30), que não pode medidas para impedir que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assuma a Presidência neste domingo (1º).

Em uma live transmitida no Facebook, Bolsonaro apresentou os resultados dos 4 anos de governo e voltou a criticar o processo eleitoral que consolidou sua derrota para o petista. O presidente ainda disse que buscou alternativa na Constituição, mas não teve apoio.

Não vamos achar que o mundo vai acabar dia 1º de janeiro. Vamos para o tudo ou nada. Não. Não tem tudo ou nada. Inteligência”, disse o presidente na live.“É um momento triste para milhões de pessoas. É um momento de reflexão. Tem gente que deve estar chateada comigo, que eu deveria ter feito alguma coisa, qualquer coisa. Eu não poderia fazer o que o outro lado fez e digo que para você fazer qualquer coisa, mesmo que dentro das 4 linhas, você precisa ter apoio”, disse o presidente na live.

Eu busquei dentro das 4 linhas, dentro das leis, se tinha saída para isso ai. Se a gente podia questionar alguma coisa, ou não questionar alguma coisa. Tudo dentro das 4 linhas. […] Porque ou nós vivemos na democracia, ou não vivemos. Ninguém quer uma aventura. Agora, muitas vezes até dentro das 4 linhas você tem que ter apoios”, completou.

Bolsonaro aproveitou para pedir paciência aos apoiadores para que não desistam de se manifestar pelo Brasil. O presidente ainda ressaltou que a responsabilidade para tomar qualquer atitude não era somente sua e que precisava de apoio do parlamento, de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Se você está chateado, constrangido, se coloque no meu lugar.  Quantas vezes eu pergunto: ‘onde errei? o que podia ter feito de melhor?’. Eu tenho convicção que dei o melhor de mim. Vocês também sofreram, sofrem agora. Alguns devem estar me criticando: ‘devia ter isso, feito aquilo’. Você pode até ter tido razão, mas eu não posso fazer algo que não seja bem feito, e assim os efeitos colaterais não sejam danosos demais”, declarou.