20 de maio de 2013 às 07h25min - Por Mário Flávio

Com informações de GN Notícias e Blog do Ney Lima

Os falsos boatos espalhados sobre o fim do Bolsa Família se espalharam por 12 estados brasileiros e fizeram muitos beneficiários do programa lotarem m agências da Caixa Econômica Federal no domingo (19), para sacar dinheiro. Em cidades do Agreste de Pernambuco, também ocorreram tumultos, a exemplo de Caruaru, Bezerros, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe e Pesqueira. As falsas informações espalhadas durante o fim de semana supunham a interrupção ou suspensão do programa e também o pagamento de um possível bônus.

No contexto

Bola Família está garantido, informa nota do MDS

Em Caruaru, boato sobre fim do Bolsa Família deixa agências da Caixa lotadas neste domingo (19)

Polícia Federal vai investigar boato sobre o Bolsa Família

Conheça o Bolsa Família

Na Capital do Agreste, por volta das 15h filas enchiam a fachada das agências da Caixa nas ruas XV de Novembro e José Mariano. Situação parecida ocorreu em Bezerros, mas lá uma viatura da PM ainda se dirigiu à agência local depois que um alarme foi disparado. Já em Gravatá, segundo foi noticiado no portal GN Notícias, a fila que começou em frente à agência na Praça Aarão Lins de Andrade se estendeu à Rua Vereador Elias Torres. Beneficiários foram até ao banco ainda no sábado à noite, pois acreditaram que seria o último dia para saque do beneficio. Em Santa Cruz do Capibaribe, conforme registrou o Blog do Ney Lima, na agência situada em frente à praça Teonilo Silvestre, no centro da cidade, também houve movimento, mas que diminuiu ainda durante a tarde devido à falta de dinheiro nos caixas eletrônicos. Pessoas que residem na zona rural perderam tempo e dinheiro se deslocando para sacar o suposto benefício. Em Pesqueira, de acordo com a Polícia Militar, houve protestos, tumulto com pessoas desmaiando e confusões em frente à agência.

POLÍCIA FEDERAL INVESTIGARÁ O CASO

A Polícia Federal em Pernambuco enviou nota à imprensa esclarecendo que o “boato” ou “falsa informação” envolvendo o bolsa família começou no sábado e se espalhou rapidamente, alcançando também as redes sociais.  O Ministro da Justiça também solicitou à PF a abertura de inquérito com apuração rigorosa para investigar as falsas informações que podem envolver “diferentes crimes”.

Ainda no sábado (18) o Ministério da Defesa Social e a Caixa emitiram notas oficiais reiterando que o programa não vai acabar e de que os pagamentos não serão interrompidos. “O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MDS, informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do programa”, diz a nota do ministério.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro