21 de agosto de 2013 às 21h25min - Por Mário Flávio

AlepeDigital

Cerca de oitenta comunicadores, entre blogueiros e radialistas de todas as regiões do Estado participaram, na manhã desta quarta (21), do 1º Seminário Alepe Digital. Na ocasião, profissionais da área conheceram o funcionamento do sistema de comunicação da Casa Joaquim Nabuco, no que se refere aos recursos de mídia disponíveis, e também debateram a importância das mídias digitais para a democratização da informação.

Durante o evento, os participantes conheceram como funciona o trabalho realizado pela Assistência de Comunicação Social da Alepe, que divulga as informações institucionais do Legislativo Estadual, por meio de veículos como Diário Oficial, Rádio Alepe, TV Alepe, Web e Tribuna Parlamentar, entre outros. No portal da Assembleia (www.alepe.pe.gov.br) também é possível assistir às reuniões plenárias, em tempo real, por meio do Plenário Virtual.

Ao abrir o evento, o primeiro vice-presidente da Alepe, deputado Marcantônio Dourado (PTB), destacou a importância do acesso à informação para o exercício da cidadania. Segundo o parlamentar, os blogueiros têm uma função essencial na divulgação de notícias, principalmente em localidades onde a imprensa escrita e falada não chega.

O primeiro secretário da Alepe, deputado João Fernando Coutinho (PSB), destacou o encontro: “É fundamental para aproximar as produções do Legislativo, principalmente nas produções de nossa assistência de comunicação, para debater com blogueiros de todo o estado”.

Para o coordenador da Frente Parlamentar de Comunicação, deputado Ricardo Costa, do PTC, o encontro representa o sucesso do trabalho realizado pelos blogueiros pernambucanos.

O representante do portal de notícias O Nordeste, Ivan Maurício, defendeu: “O pessoal que está fazendo blogs, sites e portais, tudo faz parte de uma linguagem multimídia que vai caracterizar o futuro da comunicação da humanidade. A assembleia demonstra que está sintonizada com o desejo da nação sintonizada com uma prática democrática de ouvir e se aproximar, além de mostrar que atualmente também produz conteúdo e disponibiliza para  apopulação”.

Os deputados Zé Maurício (PP), Ossesio Silva (PRB), Antônio Moraes (PSDB), Raquel Lyra (PSB), e o líder do Governo na Alepe, deputado Waldemar Borges (PSB), também participaram do evento. O Alepe Digital é uma realização da Assistência de Comunicação Social em parceria com a Escola do Legislativo e o portal de notícias O Nordeste.

Foto: Breno Lapovitera


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro