O Banco Central (BC) aprovou nessa quinta-feira (23) a decisão que estabelece um prazo, para as instituições financeiras estipularem um limite de R$ 1 mil para as transferências e pagamentos feitos por pessoas físicas entre as 20h e as 6h. Os bancos têm até o dia quatro de outubro.
A nova medida já tinha sido anunciada em agosto pelo BC, com o intuito de evitar casos de sequestros e roubos, após pedidos das próprias instituições financeiras que não serão afetadas pela decisão. O limite estabelecido na reunião do BC foi de R$ 1 mil para as operações noturnas pelo PIX, sistema de pagamento instantâneo em funcionamento há dez meses.
Além disso, outros sistemas de pagamentos como transferências via TED, DOC, pagamentos de boletos e compras com cartões de débitos também passarão a obedecer a esse limite. Até essa data, as instituições financeiras deverão oferecer aos clientes a opção de cadastrar previamente contas que poderão receber transferências acima dos limites estabelecidos.