8 de agosto de 2017 às 19h15min - Por Mário Flávio

Nesta quarta-feira (9), serão realizadas audiências públicas sobre biometria nas cidades de Lagoa do Carro e Chã de Alegria. O objetivo é divulgar e tirar dúvidas da comunidade em geral sobre a revisão biométrica do eleitorado e mobilizar as autoridades e gestores públicos para que a meta no prazo estabelecido seja alcançada. Representará o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, o coordenador da biometria, vice-presidente e desembargador Stênio Neiva.

Em Lagoa do Carro a audiência acontecerá às 10 horas, na Câmara dos Vereadores, localizada na Praça São José, 40, Centro, Carpina e foram convocados o juiz de Lagoa do Carro (20ª Zona Eleitoral de Carpina), Dr. Rildo Vieira da Silva e o chefe de cartório, Zeildo Mendes da Silva.
Em Chã de Alegria a audiência acontecerá às 14 horas, na Câmara dos Vereadores, localizada na Rua Siqueira Campos, 115, Centro, Chã de Alegria e foram convocadas a juíza de Chã de Alegria (21ª Zona Eleitoral de Glória do Goitá), Dra. Alexandra Loose e a chefe de cartório, Marianne Azevedo Sales Araújo.

Até o momento, em Chã de Alegria, 33% do eleitorado já fez a biometria, mas cerca de 7.500 eleitores ainda não compareceram aos postos. Já em Lagoa do Carro, a situação é ainda mais crítica, pois somente 20% do eleitorado compareceu, faltando cerca 11.200 eleitores realizarem a biometria.

“Os prazos não serão prorrogados e estão se esgotando as possibilidades de ampliação da capacidade de atendimento diário aos eleitores existentes nos postos e centrais de atendimento, logo é necessário o engajamento de todos, para não haver problemas e transtornos com o cancelamento dos títulos”, afirma o presidente da Comissão de Biometria, Eduardo Lucas.

A revisão do título de eleitor com coleta biométrica é feita de forma gratuita. Quem não fizer o recadastramento poderá sofrer restrições no CPF, perder benefícios de programas sociais como o Bolsa Família, deixar de obter matrículas em instituições de ensino, ser impedido de tomar posse em cargo público, deixar de obter ou renovar passaportes, entre outros impedimentos.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro