Audiência Pública em Serra Talhada debate Transposição

Mário Flávio - 30.08.2013 às 21:25h

20130830-201533.jpg

Prefeitos, vereadores, deputados, lideranças políticas, integrantes do Ministério da Integração Nacional e representantes da sociedade civil se reuniram nesta sexta-feira (30), no município de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, para debater o andamento das obras da Transposição do Rio São Francisco. A audiência pública foi proposta pelo relator da Comissão Especial que companha a obra no Congresso Nacional, senador Humberto Costa.

“O objetivo aqui foi verificar como andam as atividades da Transposição na Região e ouvir a sociedade sobre as suas demandas em relação a esse projeto. Acho que tivemos um evento muito positivo porque, especialmente em uma época como essa em que sofremos com a seca, sabemos como é importante fazer com que, o mais rápido possível, a gente tenha água nas torneiras da população sertaneja”, afirmou Humberto Costa. Pela manhã, o petista e o presidente da mesma Comissão, o senador Vital do Rego (PMDB-PB), visitaram trechos do empreendimento no município de Custódia.

Além de políticos e lideranças, a audiência mobilizou a cidade. Cerca de 30 alunos do Colégio Municipal Cônego Torres, com idade de 12 a 15 anos, acompanharam o evento. Entre os presentes ao evento estavam os prefeitos de Serra Talhada, Luciano Duque (PT) e de Águas Belas, Genivaldo Menezes (PT), o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), o procurador da República, Luiz Antônio Amorim e o secretário executivo do Ministério da Integração, Robson Botelho.

Além de Humberto e Vital do Rego, também participam da Comissão Especial os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Inácio Arruda (PCdoB-CE), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Paulo Davim (PV-RN), Benedito de Lira (PP-AL), Ciro Nogueira (PP-PI) e Lídice da Mata (PSB-BA). Quando a obra, que passa pelos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, estiver pronta, vai beneficiar mais de 12 milhões de nordestinos em quase 400 municípios.