Atuação de Moro no combate à corrupção é positiva para 59,5%, diz pesquisa

Mário Flávio - 24.12.2019 às 14:50h

Do Blog de Jamildo

Um ano após deixar a 13ª Vara Federal de Curitiba, onde julgou os casos da Operação Lava Jato, a atuação de Sergio Moro no combate à corrupção é vista como ótima ou boa por 59,5% dos brasileiros. É o que aponta um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira (24).

Dos entrevistados, 18,3% avaliam o trabalho de Moro como regular e 18,7% como ruim ou péssimo. Os que não sabem ou não opinaram são 3,5%. 

Considerando o recorte regional, Moro é mais bem avaliado no Norte e no Centro-Oeste (37,8%) e também no Sudeste (37,3%). No Nordeste, 22,9% classificaram como ótimo e 17,2% como péssimo.

Moro deixou a magistratura após ter sido convidado pelo então presidente eleito Jair Bolsonaro (sem partido) para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Hoje, com Paulo Guedes, da Economia, é tido como um dos nomes fortes do governo.

Por ter assumido o cargo político, teve a atuação como juiz questionada. Moro condenou, entre outros políticos, o ex-presidente Lula (PT) na Lava Jato.

Os entrevistados pelo Paraná Pesquisas responderam a pergunta: “Como o Sr(a) avalia a atuação do ministro Sergio Moro no combate à corrupção um ano após ele deixar a Lava Jato?”.

Foram ouvidas por telefone 2.222 pessoas de 166 municípios entre os dias 14 a 18 de dezembro. A margem de erro é de cerca de dois pontos percentuais e o nível confiança é de 95%.