Ato de Bolsonaro supera em dez vezes manifestação convocada por Guilherme Boulos

Mário Flávio - 07.04.2025 às 11:28h

O ato realizado neste domingo (6.abr.2025) pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na avenida Paulista, em São Paulo, reuniu cerca de 59.900 pessoas, segundo estimativa do Poder360. O público foi 10,9 vezes maior do que o registrado na manifestação promovida pelo deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP), que ocorreu uma semana antes, em 30 de março, no mesmo local, mas em outro trecho da via.

Na ocasião, Boulos convocou a mobilização contra o projeto de lei que prevê anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de Janeiro de 2023, quando extremistas bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília. O evento do deputado reuniu cerca de 5.500 pessoas.

Os atos tiveram pautas políticas opostas. Enquanto o da esquerda protestava contra a possibilidade de perdão aos condenados pelos atos golpistas, o ato liderado por Bolsonaro reforçou discursos em defesa dos investigados e condenados, além de fazer críticas ao governo Lula e ao Supremo Tribunal Federal.

A diferença expressiva de público nos dois eventos chama atenção para a mobilização ainda significativa do bolsonarismo, mesmo com o ex-presidente inelegível e alvo de múltiplas investigações judiciais. Também evidencia os desafios da esquerda em levar manifestantes às ruas em pautas institucionais como a defesa da democracia e o combate à anistia.