Atividade econômica registra crescimento de 2% em outubro, mostra novo indicador

Jorge Brandão - 26.11.2021 às 10:55h

De acordo com o do Indicador de Atividade Econômica (IAE), lançado nessa quinta-feira (25) pela secretaria de Política Econômica do ministério da Economia, a atividade econômica registrou crescimento de 2% em outubro na comparação com o mesmo mês do ano passado.

O levantamento aponta que o motivo do crescimento está relacionado com a alta dos serviços de informação, cuja atividade cresceu 8,4% em relação a outubro do ano passado. Em seguida, vieram os transportes, com expansão de 7,2%, e a categoria outros serviços, com alta de 6,5%. Em contrapartida, a indústria de transformação registrou contração de 4,9%, e o comércio encolheu 3,3% na mesma comparação.

Ainda segundo a pasta, o indicador pretende antecipar, de um a dois meses, a divulgação de indicadores relacionados ao desempenho da economia. Até agora, o indicador mais confiável para traçar previsões para o Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e dos serviços produzidos) se baseava em pesquisas mensais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e só fornecia dados com três meses de defasagem.

O IAE passa a ser agora, o segundo indicador oficial a fornecer dados sobre a atividade econômica. Desde 2003, o Banco Central divulga todos os meses o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), que reúne dados de produção, de importações, de impostos e de subsídios sobre os produtos para estimar o desempenho mensal da agropecuária, da indústria e dos serviços.